CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Comunidade Libanesa recebe homenagem na Câmara de Foz do Iguaçu

Comunidade Libanesa recebe homenagem na Câmara de Foz do Iguaçu

Placa de Moção de Aplauso foi recebida pelo Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi... ...

Publicado em

Por Maycon Corazza

Publicidade
Imagem referente a Comunidade Libanesa recebe homenagem na Câmara de Foz do Iguaçu

Uma das características de Foz do Iguaçu é a grande diversidade cultural e o acolhimento aos mais diferentes povos. Em valorização a essa multiculturalidade, o Poder Legislativo iguaçuense concedeu a Moção de Aplauso nº 26/2019 a uma das maiores colônias da cidade, a Comunidade Libanesa. A placa da honraria foi entregue pela vereadora Anice Gazzaoui, vereador Marino Garcia (autores da homenagem) e pelo presidente da Casa de Leis, vereador Beni Rodrigues (PSB).

Quem recebeu a placa de moção foi o Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi. Nascido em Beirute, ele recebeu o convite para ir para São Paulo onde hoje atende, organiza e une a comunidade libanesa em Foz, já que o Consulado de São Paulo é responsável também por Santa Catarina, Paraná, Mato Groso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

“Essa comunidade está tentando retribuir ao generoso povo brasileiro. Sua presença nesse triângulo de três fronteiras é positiva. Esse evento é uma prova desse orgulho. Construímos pontes sólidas de irmandades entre os dois países”, destacou o Cônsul, Rudy El Azzi.

Diversidade e respeito

A vereadora Anice Gazzaoui ressaltou a importância dessa comunidade em nossa sociedade: “Essa moção foi votada por unanimidade, deixo o nosso agradecimento a todos. Era década de 1940 quando libaneses e sírios foram os primeiros representantes da comunidade árabe a se estabelecerem nesta região. Foz do Iguaçu é um dos maiores exemplos da diversidade étnica e cultural. A comunidade contribui para o turismo na região e todo o comércio da Tríplice Fronteira”, afirmou Anice. 

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola também se pronunciou sobre a homenagem: “Quero agradecer o respeito e a convivência que temos. Agradecemos muito por vocês fazerem parte dessa terra maravilhosa. Vocês ajudaram a formar nossa cidade e são de extrema importância para a comunidade iguaçuense” declarou Nanci.

Deputado Giacobo prestigiou a homenagem

A sessão foi marcada pela presença de diversas autoridades civis e religiosas, dentre elas, o deputado federal Fernando Giacobo (PL), que fez uso da tribuna para externar a admiração à Comunidade Libanesa de Foz do Iguaçu. “Quero parabenizar essa justa homenagem que a Câmara concede à colônia Libanesa. Vocês fazem parte da história de Foz do Iguaçu e ajudaram a construir nossa cidade e a tríplice fronteira. Foz é a cidade brasileira que, em comparação com número de habitantes, é o município que mais obras têm do governo federal, cito a repaginação do nosso aeroporto. Foz passa um momento muito positivo principalmente em nossa economia e nisso sempre tivemos o apoio de todas as comunidades que integram nosso município”.

Brasil e os libaneses

A relação entre Brasil e Líbano iniciou com a chegada dos primeiros imigrantes ao território brasileiro em 1880. Hoje, há mais libaneses no Brasil do que no seu país de origem. Em Foz do Iguaçu, estima-se que os primeiros imigrantes libaneses chegaram ao município por volta de 1940, com novas chegadas em grande quantidade em 1970 e 1990, formando, assim, a 2ª maior comunidade libanesa do Brasil.

O texto é da assessoria da Câmara.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais