CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Cadeia de Ibaiti já repassou mais de 30 mil máscaras para a região

Cadeia de Ibaiti já repassou mais de 30 mil máscaras para a região

Com 10 máquinas operando “a todo vapor”, presos da Cadeia Pública de Ibaiti, no norte pioneiro do estado, confeccionam 1,5 mil máscaras diariamente....

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Cadeia de Ibaiti já repassou mais de 30 mil máscaras para a região

Com 10 máquinas operando “a todo vapor”, presos da Cadeia Pública de Ibaiti, no norte pioneiro do estado, confeccionam 1,5 mil máscaras diariamente. Os 10 presos da unidades implantados neste canteiro de trabalho já produziram mais de 35 deste itens. Ainda no começo da pandemia, no fim de março, a unidade firmou um convênio com a prefeitura do município, que possibilitou a ampliação do setor de costura. Além de atender a demanda interna, a unidade já repassou mais de 30 mil máscaras a outras instituições.

“Tínhamos um planejamento para implantar diversos projetos na Cadeia de Ibaiti, porém, com a chegada do coronavírus, precisamos adaptar alguns e postergar outros”, contou o gestor da unidade, Erontides de Oliveira Camilo. O setor de costura foi um dos afetados, mas positivamente. A Cadeia tinha duas máquinas de costura e, assim que começou a pandemia, os presos de Ibaiti também iniciaram a confecção de máscaras.

“Vimos que seria uma forma de colaborarmos com a população e, ao mesmo tempo, colocarmos mais internos da unidade para trabalhar, porém, tínhamos poucos equipamentos. Ao saber, a Pastoral Penitenciária, da Igreja Católica, entrou em contato com a prefeitura e, após conversas, foram concedidas para nós mais oito máquinas de costura”, disse Erontides.

Segundo ele, desde o início, a ideia contou com a parceria do Poder Judiciário do município. À época, inclusive, foi feito um webnário com o tema “Justiça em tempos de pandemia: do cárcere ao resgate do ser humano”, com a participação das duas instituições.

DOAÇÕES – Logo de início, a unidade prisional recebeu doações de diversos meios. “Tivemos ajuda com materiais e tecidos providos pela Maçonaria, por exemplo, e até mesmo pela própria comunidade. O Departamento Penitenciário também mandou matéria-prima”, afirmou o gestor.

REPASSES – Por conta da alta capacidade de produção de máscaras, a Cadeia Pública de Ibaiti já repassou mais de 30 mil itens a entidades municipais e estaduais, além de distribuir internamente. Do total, mais de 20 mil foram destinadas à prefeitura do município. À Prefeitura de Japira, também foram entregues duas mil máscaras; e outras mil máscaras à Prefeitura de Conselheiro Mairinck.

O acordo com a prefeitura é de concessão de uso, ou seja, o equipamento permanece sob guarda da Cadeia de Ibaiti enquanto estiver produzindo. “Por isso, já estamos estudando a implantação de novos projetos aqui na unidade. Após o fim da pandemia, queremos produzir outros itens com as máquinas de costura, por exemplo”, falou.

FACE SHIELD –  Após receber doações da Maçonaria do município, a unidade também produziu 400 máscaras de face shield. “A intenção é de confeccionarmos mais destes equipamentos e faremos isto conforme conseguirmos mais material”, afirmou.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais