CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

A coragem de nossos governantes – Por Marcos Formighieri

Enquanto não descobrir-se uma vacina, todos estamos sujeitos as consequências, maiores ou menores de uma contaminação. E não tendo como devolver a vida aos que...

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade

Bem, algumas coisas, precisamos com muita atenção, levar em contas nos dias que estamos vivendo. A primeira delas é que não há cura para a Covid-19. Dos que são contaminados por ele, a maioria sobrevive , muitos até permanecem assintomáticos durante a doença. Mas para uma expressiva parcela, ela tem sido fatal.

Enquanto não descobrir-se uma vacina, todos estamos sujeitos as consequências, maiores ou menores de uma contaminação. E não tendo como devolver a vida aos que a perdem, nossa luta precisa ser proteger e se possível salvar todas. Nossos governantes, governam para todos e desta forma decidem para o conjunto da sociedade. Que ninguém acredite, que é fácil tomar decisões como as que nosso governador determinou para sete regiões do Estado cujo objetivo é a proibição de grande parte das atividades sócio-econômicas que ira causar prejuízos de toda ordem a sociedade como um todo. Mas precisam ser tomadas. É preciso ter coragem e desprendimento para agir no interesse de todos tendo como causa enormes sacrifícios, prejuízos e ao buscar salvar vidas, comprometer o emprego e o futuro das pessoas.

É neste contexto, que precisamos entender as reações de nossos prefeitos, que convenhamos tem dado o melhor para proteger e salvar seus munícipes. Entendo, a postura do prefeito de Cascavel e de todos os demais que buscarão em recursos administrativos reduzir o grau das proibições impostas corretamente pelo governador. É a busca do equilíbrio entre a luta para proteger e salvar vidas da doença e manter as pessoas em condições de sobrevivência pelo agravamento da situação econômica que quebra empresas, destrói empregos, leva a indigência, ao desespero e a fome. Dá para entender o drama vivido por nossos governantes? É uma luta alem da capacidade que temos para enfrentá-la. Mas estamos enfrentando com coragem e sobretudo com fé em Deus que tudo pode e por isto esta coisa passará.

Quero colocar aqui algo que deverá pesar na decisão do governador ao analisar o recurso de Cascavel, buscando flexibilizar o decreto estadual. O município, como acertadamente coloca o prefeito Paranhos, só esta no topo da lista dos mais afetados pela contaminação, porque é aquele que mais testa pelo PCR, a mesma. Outros, por razões que não nos cabem discutir, podem estar sub-notificando a doença e se assim não fosse estariam colocados acima de Cascavel. Claro que existem aqueles que estão inconformados com a situação, mas se mantem dentro dos limites toleráveis a sua inconformidade. Mas há também uns poucos que no interesse próprio, no qual buscam o lucro as custas de vidas que podem se perder, fazem sistematicamente campanhas contra toda medida que se assemelhe as decretadas pelo governador ou por nossos prefeitos.

Acho que qualquer município, se fiscalizar com rigor absoluto os locais mais propícios a contaminação, como por exemplo, o transporte coletivo, os supermercados, que estão proibidos de admitirem a presença de mais de 30% de sua capacidade, com controle mediante distribuição de senhas, mantendo o distanciamento das pessoas, que não permitam a entrada de mais de uma pessoa por família e impeçam a presença de crianças no local mantenham um número adequado de caixas para evitar filas, a curva da contaminação tenderá a amenizar. Mas senhores prefeitos é preciso fiscalizar e não sucumbir ao poder econômico desta gente que tudo faz para cada vez mais obter lucros imorais. E notem que ainda não estou dizendo ilegais, mas ai na frente poderei tratar deste assunto.

* Este artigo não reflete necessariamente a opinião da CGN.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais