Em nota, Frente Nacional de Prefeitos repudia declaração de Eduardo sobre AI-5

“A ação mais dura do longo período de ditadura militar fechou o Congresso Nacional, assembleias estaduais e representou um ‘salvo conduto’ para que o Estado assassinasse...

Publicado em

Por Agência Estado

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) afirmou, em nota divulgada nesta quinta-feira, 31, repudiar com veemência a manifestação do deputado Eduardo Bolsonaro, líder do PSL na Câmara, sobre a possibilidade da edição de um ‘novo AI-5’ (Ato Institucional nº 5) no Brasil.

“A ação mais dura do longo período de ditadura militar fechou o Congresso Nacional, assembleias estaduais e representou um ‘salvo conduto’ para que o Estado assassinasse aqueles que discordavam do regime militar. Instituiu a censura prévia das artes e da imprensa. Também permitiu ao governo federal, sob pretexto de ‘segurança nacional’, destituir sumariamente juízes e intervir em estados e municípios, cassando mandatos de governadores e prefeitos”, diz o presidente da FNP, Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP).

Na avaliação da entidade, flertar com o AI-5 é inaceitável e um afronta à democracia. “É crime previsto na Lei de Segurança Nacional. É lamentável e muito preocupante que um parlamentar cogite reeditar o pior período da história do Brasil republicano. Propor tamanho retrocesso é uma afronta à Constituição.”

Na nota, é destacado ainda que defender o Estado Democrático de Direito é dever de todos os brasileiros, especialmente por aqueles eleitos pelo voto direto. “Por isso, é indispensável que a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, a Casa do povo, tome urgentemente as providências cabíveis e necessárias para defender a democracia brasileira.”

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile