AMP
Prefeito Rafael Greca recebe servidores do IPPUC para assinatura do termo de cooperação técnica entre Brasil e Japão - Curitiba, 12/12/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Curitiba – Greca formaliza cooperação técnica com Japão para desenvolvimento sustentável

“Curitiba continua tendo uma relação muito profícua com o Japão, desenvolvendo projetos que são estratégicos para a cidade”, disse o prefeito.......

Publicado em

Por CGN

Prefeito Rafael Greca recebe servidores do IPPUC para assinatura do termo de cooperação técnica entre Brasil e Japão - Curitiba, 12/12/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca assinou nesta segunda-feira (12/12) Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Curitiba e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês, e pronuncia-se “jaica”) na área de desenvolvimento urbano sustentável.

“Curitiba continua tendo uma relação muito profícua com o Japão, desenvolvendo projetos que são estratégicos para a cidade”, disse o prefeito.

O termo foi oficializado durante encontro de Greca com técnicos do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e da Secretaria de Meio Ambiente que participaram de uma visita técnica ao Japão, já realizada como parte do convênio.

Com duração de dois anos, o convênio visa fortalecer a capacidade técnica e institucional da Prefeitura na formulação de políticas urbanas inovadoras e com impacto social, notadamente na prevenção e resposta a desastres naturais, no desenvolvimento de smart city e a respeito do envelhecimento da população.

Esse trabalho conjunto prevê compartilhamento e construção de conhecimentos, com potencial de disseminação para outras cidades, especialmente do Brasil e outros países da América Latina.

Experiências

Com financiamento da Jica, a viagem técnica ao Japão durou duas semanas e levou oito técnicos da Prefeitura a sete cidades, nas quais conheceram programas, projetos e ações desenvolvidas no Japão, além de apresentarem projetos da capital paranaense (como as ações de cidade inteligente, de mobilidade e o Bairro Novo do Caximba).

O grupo também conheceu estruturas e funcionamento de governo e Estado, como o Ministério da Infraestrutura, Transporte e Turismo, o Gabinete de Ministros (uma estrutura análoga à Casa Civil no Brasil), o Instituto de Planejamento do Japão, entre outros.

Mais duas visitas técnicas estão previstas para o país, além de duas visitas de técnicos japoneses a Curitiba.

“A troca de experiências promovida pelo convênio é de altíssimo nível técnico, o que contribui muito para Curitiba continuar sendo uma referência em inovação e sustentabilidade”, disse Luiz Fernando Jamur, presidente do Ippuc, que fez parte da primeira fase da visita técnica.

 

Missão

Além de Jamur, a missão curitibana foi composta pelo assessor da presidência, Ricardo Bindo; a Diretora de Informações, Liana Vallicelli; o coordenador de Geoinformação e Pesquisa do Instituto, Oscar Schmeiske; a coordenadora do PlanClima, Gisele Medeiros; a coordenadora do Plano Setorial de Desenvolvimento Social, Érika Haruno Hayashida; o superintendente de Obras e Seviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Jean Brasil,  e a assessora do Departamento de Recursos Hídricos da SMMA, Ana Carolina Schmidlin.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X