AMP

Curitiba – Capital do Hemisfério Norte busca em Curitiba apoio para atendimento hospitalar pediátrico

“Ele é um brasileiro prefeito no Hemisfério Norte; eu sou um brasileiro prefeito no Hemisfério Sul. Nós dois somos o Brasil. Com muita......

Publicado em

Por CGN

O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta quinta-feira (8/12), a visita do prefeito de Boa Vista, capital de Roramia (RR), Arthur Henrique Machado, que veio a Curitiba para conhecer a experiência do Hospital Pequeno Príncipe no atendimento pediátrico. Durante o encontro, Greca ofereceu o apoio de Curitiba à capital roraimense, única do país localizada no Hemisfério Norte. 

“Ele é um brasileiro prefeito no Hemisfério Norte; eu sou um brasileiro prefeito no Hemisfério Sul. Nós dois somos o Brasil. Com muita alegria recebemos essa visita e estamos prontos para dar o apoio necessário para a implantação dos programas de nossa cidade que possam ser aplicados em Boa Vista. Queremos que o Brasil dê certo”, disse o prefeito Greca.

No encontro de alcaides, realizado no gabinete de Greca, Machado contou que Boa Vista tem o maior hospital pediátrico da região amazônica, o Hospital de Crianças Santo Antônio (HCSC), que este ano completou 21 anos. 

“Viemos a Curitiba para conhecer o Hospital Pequeno Príncipe, para a troca de expertise no atendimento hospitalar das crianças. Na cidade, temos apenas duas faculdades de Medicina e todo o apoio para melhorarmos o atendimento das crianças é bem-vindo. Gostamos muito do que conhecemos, voltaremos com muitas boas ideias”, disse Machado.

Referência em atendimento infantil

O prefeito Rafael Greca lembrou ao colega de cargo roraimense a história do Hospital Pequeno Príncipe, que iniciou seus atendimentos em 1919, quando um grupo de mulheres da sociedade curitibana, voluntariamente, se reuniu para viabilizar o atendimento em saúde à população pobre da cidade, primordialmente as crianças. 

Também contou as ações de Curitiba para a melhora de indicadores em saúde ligados à infância, como a criação do programa da Prefeitura de Curitiba Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, que organizou os fluxos de atendimento às gestantes e bebês, em ações de atenção ao pré-natal, nascimento e puerpério dos pequenos.

Pelo Rede Mãe Curitibana, as gestantes são acompanhadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desde a gestação, com todos os exames necessários e estratificação do risco da gestação, definindo o atendimento mais adequado para cada gravidez. 

Greca agradeceu a visita entregando a Machado uma escultura de uma Araucária e os convidou a fazer a rota do Caminho de Luz do Parque Barigui, uma das atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. 

A reunião também contou com a presença do procurador da capital roraimense, Flávio Graneiro, o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, e do secretário do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, José Álvaro Carneiro.
 

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile