AMP

Curitiba – Curitiba é sede do maior evento internacional de Indicações Geográficas e Marcas coletivas

O objetivo do evento é apresentar produtos explorando as características naturais, tais como geográficas (solo, vegetação), meteorológicas (clima) e humanas (cultivo, tratamento, manufatura), e que indicam......

Publicado em

Por CGN

O maior evento de Indicações Geográficas e Marcas coletivas do país acontece, nesta quinta e sexta-feira (8 e 9/12), no Memorial de Curitiba, enaltecendo e valorizando a cultura alimentar de várias partes do país e do mundo. Técnicos e empresários discutem temas de interesse e apresentam seus produtos que contribuem para o desenvolvimento e promoções do setor, além de proporcionar uma experiência gastronômica única em mais de 26 restaurantes em toda a cidade.

O objetivo do evento é apresentar produtos explorando as características naturais, tais como geográficas (solo, vegetação), meteorológicas (clima) e humanas (cultivo, tratamento, manufatura), e que indicam de onde são provenientes. São produtos com certificação atestando sua origem e garantindo o controle rígido de qualidade.

Conexão

Nesta quinta-feira (8/12), Curitiba foi representada no evento pelo secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, que salientou a importância do encontro para disseminação da cultura alimentar. “Em nome do prefeito Rafael Greca parabenizo o Sebrae pela organização e por escolher o Memorial de Curitiba, que é um local de preservação da cultura da nossa cidade. Isso tem a ver com resiliência ambiental, geração de negócios e conexão de toda a cadeia produtiva do Estado”, disse Gusi.

“Hoje o Brasil possui 99 indicações geográficas. Destas, 31 estão no sul do país, onde 11 são do Paraná. Curitiba possui duas indicações em processo de certificação, com a carne de onça e a broa de centeio”, completou o secretário.

O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Organização Mundial da Propriedade Industrial (Ompi), Associação Brasileira das Indicações Geográficas (Abrig) com apoio do Ministério da Economia, Prefeitura de Curitiba, Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Embaixada da França e do Instituto da Propriedade Intelectual da União Européia (EUIPO).

Participaram do encontro o vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana; o presidente do Sebrae, Carlos Melles; o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Claudio Furtado; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae PR, Fernando Moraes; o superintendente do Sebrae PR, Vitor Tioqueta; a conselheira da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi), Isabella Pimentel; e o conselheiro Regional de Propriedade Intelectual da Embaixada da França no Brasil, Renaud Gaillard.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile