Putin afirma que armas nucleares são meio de dissuasão na guerra da Ucrânia

Instado por um membro do Conselho de Direitos Humanos a prometer que a Rússia não seria a primeira a usar armas nucleares, Putin disse que a...

Publicado em

Por Agência Estado

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira, 7, que a anexação dos territórios ucranianos é uma grande conquista e que as armas nucleares de seu país servem como uma ferramenta de dissuasão na guerra que o Kremlin chama de “operação militar especial”. Falando ao Conselho Presidencial de Direitos Humanos, Putin disse que a ocupação da terra é “um resultado significativo para a Rússia” e que o “Mar de Azov se tornou o mar interior da Rússia”.

Instado por um membro do Conselho de Direitos Humanos a prometer que a Rússia não seria a primeira a usar armas nucleares, Putin disse que a Rússia não seria capaz de usar tais armas se prometesse não ser a primeira e depois sofresse um ataque nuclear. “Se você não os usar primeiro em nenhuma circunstância, isso significa que você não será o segundo a usá-los, porque a possibilidade de usá-los no caso de um ataque nuclear em nosso território seria severamente limitada”, disse Putin.

O presidente, que repetidamente disse estar pronto para usar “todos os meios disponíveis” para proteger o território nacional, incluindo áreas anexadas da Ucrânia, rejeitou as críticas ocidentais de que tais declarações equivalem a ameaças nucleares. “Não somos loucos. Estamos plenamente conscientes do que são as armas nucleares”, disse Putin. “Nós os temos e eles são mais avançados e de última geração do que os de qualquer outra potência nuclear”. Ele argumentou que falar sobre o arsenal nuclear não é “um fator que provoca uma escalada de conflitos, mas um fator de dissuasão”.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile