AMP

Descarte irregular de lixo: Patrulha Ambiental da GM mira poluidores e promete tolerância zero

População deve ajudar fazendo denúncias pelos telefones 153 ou 156......

Publicado em

Por Maycon Corazza

A Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de Cascavel tem sido uma grande aliada da população no atendimento à questões que envolvem o meio ambiente. Criada como um braço importante do poder público para o apoio à comunidade, a equipe apresenta resultados importantes e promete tolerância zero a poluidores e também a autores de abandonos de animais e maus tratos.

Nos últimos dias, os servidores identificaram vários moradores que efetuaram descarte irregular de lixo e entulhos. O apoio da população, através de denúncia, nesse sentido, tem sido determinante para que os guardas consigam autuar infratores, acostumados a poluírem o meio ambiente.

Funciona da seguinte forma. Ao receber a informação do descarte irregular, os guardas iniciam procedimento de averiguação. Quando a denúncia vem acompanhada por foto que mostre a irregularidade, o processo se torna mais rápido e ágil. A anotação da placa do veículo envolvido no crime ambiental também é essencial.

Com os dados em mãos e confirmação da irregularidade, a Patrulha Ambiental localiza o endereço do poluidor e vai até a casa dele para a formalização da autuação, que consiste na aplicação de multa. Também é realizada orientação para que o morador volte ao lugar poluído e retire os materiais descartados.

Recentemente, o condutor de um veículo Meriva foi flagrado pela vizinhança deixando objetos em uma área do Santa Cruz. Os moradores fizeram fotos e anotaram a placa do carro. Essa preocupação dos vizinhos resultou em uma ação prática da Patrulha Ambiental, que localizou o responsável pelo descarte e o multou. Ele deverá pagar o valor da notificação e, caso não faça, terá uma dívida ativa com o Município.

A Patrulha Ambiental reforça que existe legislação que ampara sua atuação e orienta que sejam evitadas irregularidades. A equipe pede que a população ajude, vigiando, fotografando e denunciando práticas irregulares. Os telefones para esse tipo de informação são: 156 ou 153.

Abandono de animais

Outro problema recorrente que está sendo alvo de ações da Patrulha Ambiental é o de abandono de animais. É comum a prática de deixar cães e gatos em áreas mais ermas, na tentativa de se livrar dos animais. Os guardas têm conseguido as placas dos carros usados nessa prática e, neste caso, a autuação é criminal.

Maus tratos a animais em geral também devem ser comunicados para a Patrulha Ambiental.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile