Trajeto da maratona de Paris-2024 é inspirado na ‘Marcha das Mulheres’ de 1789

Será uma prova de enorme exigência dos corredores, com inclinação de até 13,5% entre montanhas francesas. O trajeto passará por nove cidades franceses, incluindo a capital,...

Publicado em

Por Agência Estado

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 resolveram homenagear as mulheres ao divulgarem nesta quarta-feira o trajeto da maratona. A rota foi modelada no caminho da Marcha das Mulheres de outubro de 1789, na cidade de Versalhes. O movimento reuniu milhares de pessoas na época, com maioria de comerciantes femininas, em caminhada rumo ao palácio do rei Luís XVI para protesto contra o preço do pão. Diferentemente de outras olimpíadas, a prova feminina fechará a competição, um dia após a masculina.

Será uma prova de enorme exigência dos corredores, com inclinação de até 13,5% entre montanhas francesas. O trajeto passará por nove cidades franceses, incluindo a capital, visitando pontos turísticos como o Louvre, o Castelo de Versalhes, a Ópera Garnier, a Torre Eiffel, os Jardins das Tulheiras e a Esplanada dos Inválidos. O percurso terá longos quilômetros ao longo das margens do rio Sena e é bastante diferente da Maratona de Paris, disputada todos os anos.

“Estamos tentando dar algum significado aos nossos acontecimentos e escolher este percurso foi uma boa maneira de fazê-lo”, disse Tony Estanguet, chefe de Paris-2024. “Queríamos ligar este marco dos Jogos ao grande desafio da época: a igualdade entre mulheres e homens.”

Pessoas comuns também terão direito a disputar a prova, outra novidade da Olimpíada. “Em 33 edições dos Jogos, esta é a primeira vez que o público em geral poderá participar tanto da maratona, com 20.024 vagas oferecidas, como também em um formato mais curto de 10 quilômetros”, afirmou Estanguet.

Apesar de prezar por uma homenagem à França, o percurso não agradou a todos. “A dificuldade é que teremos de definir os melhores tempos em maratonas rolantes para nos classificar em 2023, depois mudar nossos hábitos para nos acostumarmos com o curso dos Jogos com corridas um pouco mais montanhosas”, reclamou Yohan Durand, maratonista francês, em coletiva, reprovando o percurso. “Tony Estanguet queria quebrar os códigos, acho que vai quebrar nossas pernas também”, lamentou.

A bronca do francês contrasta com a expectativa da britânica Paula Radcliffe, ex-recordista da maratona, que elogiou a escolha. “Será um percurso muito inspirador e motivador”, festejou, mostrando satisfação, ainda, pelo fato de a prova fechar os Jogos. “É mágico as maratonistas terem esta honra.”

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile