AMP
© TV Brasil

Caminhos da Reportagem estreia temporada em parceria com Sebrae

As equipes do programa mais premiado da TV Brasil levam o público para conhecer sabores, histórias de vida, belezas e atrações em cada lugar, entre eles, o cacau......

Publicado em

Por CGN

© TV Brasil

Com formato e identidade visual renovados, o Caminhos da Reportagem estreia, a partir do próximo domingo (9), às 22h, o especial Riquezas da Nossa Terra. O programa mostra produtos de todo o país que conquistaram o selo de Indicação Geográfica, concedido aqueles que são únicos no mundo. São 12 episódios inéditos sobre produtos que revelam a diversidade do povo brasileiro, de norte a sul do país.

As equipes do programa mais premiado da TV Brasil levam o público para conhecer sabores, histórias de vida, belezas e atrações em cada lugar, entre eles, o cacau do sul da Bahia; o vinho, da Campanha Gaúcha; o guaraná de povos indígenas do Amazonas; a cachaça de Paraty, no Rio de Janeiro; o queijo marajoara do Pará; o bordado filé das Lagoas de Manguaba e Mundaú, de Alagoas; o café da Serra da Mantiqueira, de Minas Gerais e muitos outros produtos que são a cara do Brasil.

O primeiro episódio se passa em Paraty, no Rio de Janeiro, famosa pela biodiversidade e efervescência cultural, mas também pela produção de cachaça. Com o título “Uma dose de Paraty”, apresenta os atrativos da cidade que tem a bebida destilada artesanal como parte das tradições. As edições ficam disponíveis no app TV Brasil Play.

O canal público aponta elementos com propriedades exclusivas que diferenciam os produtos com selo IG que, além de reconhecer a qualidade e a origem dos itens, incentiva a cultura local e estimula rotas turísticas.

Os registros incluem vinhos, espumantes, frutas, farinhas, obras de artesanato e produtos têxteis, entre outros, cada qual com seu próprio selo. A reputação é outra qualidade característica desses itens.

A distinção alcançada assegura vantagem competitiva. Também move o trabalho de diversos profissionais com atuação relacionada aos respectivos produtos como produtores e comerciantes. A leva de negócios ainda desenvolve novos públicos e fomenta o consumo. Essa dinâmica ajuda a consolidação das tradicionais iguarias e dos saberes locais por gerações bem como sua potencialização das atividades de turismo.

A marca de Indicação Geográfica privilegia localidades que provaram a origem e a procedência de seus artigos singulares, as duas denominações possíveis de espécie para produtos agropecuários. Muitos também são considerados patrimônios imateriais e trazem contextos que favorecem a transformação social.

A conquista deste registro consolida atrativos com atributos únicos. A iniciativa estimula a economia local, movimenta as cidades e gera frutos em prol dos moradores. Todos se beneficiam pelo reconhecimento da cultural regional e ganham também com o aumento da circulação de pessoas diante da demanda turística.

As peculiaridades desse legado com um preparo único da bebida fizeram da cidade a primeira do país a ter o reconhecimento de Indicação Geográfica pela produção da cachaça, em 2007. O registro é feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A iniciativa foi essencial para promover a cachaça artesanal de Paraty. A produção da bebida vive um momento de ascensão, com prêmios, experimentação de blends, desenvolvimento de licores e drinks e busca de novos mercados.

Até três décadas atrás, o produto estava em declínio na região. O contexto mudou quando um grupo de produtores resolveu resgatar essa tradição e investir na renovação das instalações e dos processos. O panorama é um alento para a cidade muito conhecida por suas praias, paisagens e festivais literários.

Em parceria com o Sebrae, o Caminhos da Reportagem percorreu algumas cachaçarias de Paraty que usam o selo da Indicação Geográfica. Atualmente, seis empresas familiares produzem anualmente de 350 a 400 mil litros de cachaça. A maior parte da bebida é vendida para os turistas que visitam o município.

A atração jornalística da emissora pública destaca o processo de produção. O trabalho passa pelo cultivo da cana-de-açúcar, colheita, extração da garapa, fermentação (com fermento natural à base de cana), destilação, corte, maturação, armazenamento e envelhecimento da cachaça em barris de madeira. 

Destinos e produtos da nova temporada

Os próximos conteúdos do especial em cartaz na telinha da TV Brasil apresentam a goiaba paranaense de cidade de Carlópolis; o café mineiro da Serra da Mantiqueira; e o mel de melato catarinense de Bracatinga, no planalto sul do país.

A temporada inédita do programa Caminhos da Reportagem ainda prevê, nos próximos meses, o destaque para o cacau do sul baiano; o queijo de Marajó, no Pará; a lavoura de açafrão no município de Mara Rosa, em Goiás; e o socol produzido em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo.

A sequência final de matérias especiais da série “Riquezas da Nossa Terra” dá visibilidade às obras de artesanato do bordado filé, de região das Lagoas Mundaú e Manguaba, no estado de Alagoas; à farinha de mandioca, de Cruzeiro do Sul, no Acre; e ao guaraná dos povos indígenas no Amazonas.

Entre outras delícias de dar água na boca, a temporada ainda leva o público a um passeio pela campanha gaúcha para acompanhar a produção dos vinhos e espumantes. O telespectador confere as técnicas desenvolvidas no vinhedo para padronizar a qualidade da uva.

Produção semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Serviço

Caminhos da Reportagem – domingo, dia 9/10, às 22h, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Fonte: Agência Brasil

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile