Dólar sobe com realização externa e de olho no 2º turno

Os investidores voltam a reforçar posições cambiais de olho ainda nas alianças e propostas econômicas e fiscais de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) na disputa presidencial...

Publicado em

Por Agência Estado

O dólar sobe na manhã desta quarta-feira, 5, na esteira da realização de lucros e valorizações da moeda americana e dos retornos dos Treasuries no exterior, enquanto as bolsas passam por correção técnica, após rali nas últimas duas sessões.

Os investidores voltam a reforçar posições cambiais de olho ainda nas alianças e propostas econômicas e fiscais de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) na disputa presidencial interna. Também estão analisando, agora, o resultado da produção industrial brasileira, que caiu 0,6% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, menos que a mediana negativa projetada de 0,7%, segundo o Projeções Broadcast.

No radar estão principalmente indicadores americanos de atividade e de empregos no setor privado do país e o anúncio de um corte na produção de petróleo pela Opep+, em reunião que começa às 9h30 na Áustria. Segundo o Financial Times, os Emirados Árabes Unidos devem apoiar a proposta de Arábia Saudita e Rússia de cortar a produção do cartel em 1 milhão a 2 milhões de barris por dia (bpd).

O petróleo está volátil e retoma ligeiras altas, após intercalar sinais positivos e negativos mais cedo. O índice DXY do dólar, que mede as variações da moeda americana frente a outras seis divisas relevantes, sustenta alta, acima dos 110 pontos desde cedo, depois de acumular perdas por cinco sessões consecutivas.

A moeda americana se recupera também ante divisas emergentes, à medida que o euro e a libra são pressionadas pelos fracos PMIs da zona do euro, Alemanha e Reino Unido, que reforçam temores de recessão na região. No Reino Unido, a primeira-ministra Liz Truss voltou a defender hoje seus planos fiscais, com os argumentos de que o crescimento do país não tem sido suficientemente forte e que os cortes de impostos que propôs ajudarão os britânicos a enfrentar a crise econômica global.

Em discurso durante evento do Partido Conservador britânico, na cidade inglesa de Birmingham, Truss afirmou que suas prioridades são “crescimento, crescimento e crescimento”. “Não permitirei que a coalizão anticrescimento nos segure”, acrescentou, referindo-se a críticos de sua política fiscal.

Às 9h29, o dólar à vista subia 0,74%, a R$ 5,2060. O dólar para novembro ganhava 0,60%, a R$ 5,2380.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X