AMP

Polícia apreende 11 cães em criadouro ilegal e responsável é multado em R$ 22 mil no Portão

Não foi constatada situação de maus-tratos contra os cães, que agora ficam sob responsabilidade de uma ONG ...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Uma ação conjunta dos órgãos de segurança de Curitiba e do Paraná resultou na apreensão, nesta segunda-feira (2), de 11 cães da raça setter irlandês, no bairro Portão, em Curitiba. Os fiscais da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, agentes da Polícia Civil e da Guarda Municipal foram até o local e constataram as irregularidades. O responsável mantinha anúncios em sites de vendas pela internet e foi multado pela Prefeitura de Curitiba em R$ 22 mil.

A denúncia de criação e comércio ilegais foi investigada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Cidadãos também informaram a situação ao município via Central 156. Ao todo, foram levados 3 adultos e oito filhotes.

A lei que proíbe a criação de animais no município – a 15.282/2018, que deu nova redação à lei anterior 13.914/2011, que também disciplina o comércio de animais.

O comércio precisa ter a liberação de funcionamento com o alvará da atividade e indicar o criadouro de origem fora do município. Comprar animais de estabelecimentos regularizados e fiscalizados pelo município é mais uma garantia de que não houve maus-tratos durante a criação.

Os animais não podem ficar expostos por mais de seis horas e devem ser comercializados com microchip para que possam receber as informações dos responsáveis.

Futura adoção

Não foi constatada situação de maus-tratos contra os cães, que agora ficam sob responsabilidade de uma ONG como fiel-depositária. Com o fim dos prazos do processo administrativo, poderão seguir para adoção responsável.

Com informações: Portal Banda B.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile