Bolsas de NY fecham em alta e S&P 500 renova recorde após decisão do Fed

O Dow Jones fechou em alta de 0,42%, a 27.186,69 pontos enquanto o S&P 500 subiu 0,33%, para 3.046,77 pontos, e o Nasdaq registrou alta de...

Publicado em

Por Agência Estado

As bolsas de Nova York fecharam em alta o pregão desta quarta-feira, com o S&P 500 novamente em recorde histórico de fechamento, após a coletiva do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, sinalizar que a instituição pode realizar medidas adicionais de estímulo, ao contrário do que sugeria o comunicado da decisão, divulgado mais cedo.

O Dow Jones fechou em alta de 0,42%, a 27.186,69 pontos enquanto o S&P 500 subiu 0,33%, para 3.046,77 pontos, e o Nasdaq registrou alta de 0,33%, a 8.303,98 pontos. O índice de volatilidade VIX, considerado o “medidor de medo” de Wall Street, caiu 6,59%, a 12,33 pontos, no menor nível desde 29 de julho.

O comunicado de política monetária do Fed retirou a sinalização de que “vai agir” como apropriado para sustentar a expansão econômica. Agora, onde constava a expressão, o texto aponta que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) “vai continuar monitorando as implicações de novas informações para a perspectiva econômica à medida que avalia o nível apropriado para a taxa dos Fed funds”.

A mudança sinalizou um tom menos “dovish” do comunicado, avalia o economista-chefe para Estados Unidos da High Frequency Economics, Jim O’Sullivan. No entanto, a coletiva de Powell mudou a interpretação da decisão nos mercados, que chegou a pressionar os principais índices nova-iorquinos. O presidente do Fed afirmou que a instituição continua comprometida em agir para sustentar a expansão econômica e que não vê altas de juros até que a inflação suba “significativamente”.

Durante a manhã, investidores acompanharam a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, que surpreendeu a mediana das expectativas de 31 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast ao subir 1,9% em termos anualizados. Detalhes, contudo, indicaram fraqueza especialmente dos investimentos das empresas.

O subíndice do setor de serviços básicos do S&P 500 liderou os ganhos (+0,87%), seguido pelo de saúde (+0,78%) e de tecnologia (+0,62%). O subíndice do setor industrial avançou 0,33%, influenciado pelo salto de 11,47% da ação da General Electric (GE), que divulgou balanço hoje. Após o fechamento, são esperados os resultados da Apple (-0,01%) e do Facebook (-0,56%).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile