AMP
Prefeito Rafael Greca com o secretário do Esporte, Carlos Pijak Jr , recebe a diretoria da Ong Pacto pelo direito de migrar (PDMIG), que vai realizar a “Copa dos Refugiados e Imigrantes”. Curitiba, 06/09/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Curitiba – Curitiba recebe jogos de futebol da Copa dos Refugiados e Imigrantes

O projeto sócio-esportivo tem o objetivo de integrar pessoas refugiadas e migrantes na comunidade local, incentivar seu protagonismo e colocar em destaque a agenda global de......

Publicado em

Por CGN

Prefeito Rafael Greca com o secretário do Esporte, Carlos Pijak Jr , recebe a diretoria da Ong Pacto pelo direito de migrar (PDMIG), que vai realizar a “Copa dos Refugiados e Imigrantes”. Curitiba, 06/09/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca recebeu nesta terça-feira (6/9), em seu gabinete no Palácio Solar 29 de Março, a diretoria da ONG Pacto pelo Direito de Migrar (PDMIG), que vai realizar pela primeira vez na capital paranaense a Copa dos Refugiados e Imigrantes. Em Curitiba, os jogos de futebol serão disputados nos dias 24 e 25 de setembro por equipes com representantes da Venezuela, Angola, Guiné Bissau, Haiti, Congo e Colômbia.

O projeto sócio-esportivo tem o objetivo de integrar pessoas refugiadas e migrantes na comunidade local, incentivar seu protagonismo e colocar em destaque a agenda global de migração e deslocamento forçado.

“Curitiba é uma cidade acolhedora e recebe com muito orgulho essa ideia feliz de que as pessoas que vieram de outros lugares do mundo, por dificuldades ou imigração, sejam recebidas em nossa cidade. Viva Curitiba e viva a imigração acolhida”, disse o prefeito.

Segunda casa

Lançado em 2014, o projeto ganhou visibilidade como um evento anual para homenagear aqueles que escolheram o Brasil como sua segunda casa. Neste ano, são 1520 atletas de 49 países que vão participar da Copa que acontece nos dias 24 e 25 de setembro.

Na mais recente edição, em 2019, antes da pandemia, a Copa dos Refugiados e Imigrantes foi realizada em cinco estados (RS, PR, SP, RJ, PE) e no Distrito Federal, com a participação de 1.230 atletas. Neste ano, ocorrerá em Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Recife/PE e Brasília/DF.

Presenças

Participaram da reunião, o presidente da PDMIG, o congolês Jean Mulondavi; a diretora da ONG, Monica Lopes da Silva, de Cabo Verde; o venezuelano Eduardo Sucre, da Organização Internacional para as Migrações; e o jogador venezuelano Alexis Cabrera, capitão do time dos imigrantes da Venezuela em Curitiba.

Também compareceram o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr, o diretor de Esporte da secretaria, Helton Stais; o diretor de Lazer, Jean Emmanuel Kulchesk, e o chefe da Assessoria de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.

“Esta é mais uma iniciativa de integração e acolhimento que estamos realizando em Curitiba. Em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude estamos ajudando esses imigrantes a se integrarem em nossa sociedade e a terem uma vida digna e feliz em nossa cidade”, disse Rodolpho Feijó.

Acolhimento

A Casa da Acolhida e do Regresso é um dos equipamentos da Fundação de Ação Social (FAS) que presta serviço para pessoas em trânsito, à população de rua em mobilidade geográfica e/ou em desabrigo temporário. O público-alvo também inclui itinerantes ou imigrantes, que podem ser refugiados, apátridas, vítimas de catástrofes ambientais, pessoas que vêm em busca de tratamento de saúde ou trabalho, e ainda “trecheiros” (sem residência fixa), provenientes de todo o território nacional ou de outros países, em situação de fragilidade, vulnerabilidade e/ou risco social.

Como acessar

Os usuários acessam a CAR por busca espontânea ou pelo encaminhamento dos profissionais dos serviços e equipamentos da rede socioassistencial do Município, com: o serviço de Abordagem Social, os Cras, Creas, Centros POP e Central de Encaminhamento Social – CES.

Curso de Língua Portuguesa

Estrangeiros podem procurar a rede municipal de ensino para aprender gratuitamente a Língua Portuguesa. O curso é direcionado para migrantes e refugiados com 15 anos ou mais e busca promover a integração social, o acolhimento linguístico e a interação com a cidade.

Escolas municipais que ofertam as aulas
Caic Cândido Portinari – CIC – às segundas e quartas-feiras
Professora Maria Neide Gabardo Betiatto – Umbará – às terças e quintas-feiras
Professor Germano Paciornik – Boqueirão – às segundas e quartas-feiras
Irati – Cajuru – às terças e quintas-feiras

Inscrições pelo telefone (41) 3350-3019 ou diretamente nas unidades acima.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X