Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, seguindo NY e à espera de Powell

O índice acionário japonês Nikkei subiu 0,57% em Tóquio hoje, a 28.641,38 pontos, enquanto o Hang Seng avançou 1,01% em Hong Kong, a 20.170,04 pontos, o...

Publicado em

Por Agência Estado

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira, 26, acompanhando uma rodada de ganhos em Wall Street, na expectativa para um discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) que pode trazer sinalizações sobre a trajetória dos juros americanos. Já na China, preocupações sobre a atual onda de calor pesaram nas ações.

O índice acionário japonês Nikkei subiu 0,57% em Tóquio hoje, a 28.641,38 pontos, enquanto o Hang Seng avançou 1,01% em Hong Kong, a 20.170,04 pontos, o sul-coreano Kospi teve modesta alta de 0,15% em Seul, a 2.481,03 pontos, e o Taiex se valorizou 0,52% em Taiwan, a 15.278,44 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo terceiro pregão seguido, também favorecida por uma recente série de balanços corporativos positivos. O S&P/ASX 200 avançou 0,79% em Sydney, a 7.104,10 pontos.

Entre os mercados da China, porém, o dia foi de perdas moderadas, em meio a temores de que a onda de calor que aflige o país, a pior em seis décadas, comprometa a já frágil recuperação da segunda maior economia do mundo. Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto recuou 0,31%, a 3.236,22 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,42%, a 2.146,19 pontos.

A predominância do apetite por risco na região da Ásia e do Pacífico veio após as bolsas de Nova York encerrarem os negócios de quinta-feira com ganhos em torno de 1% a 1,7%, na véspera do discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, durante simpósio anual do BC americano em Jackson Hole (Wyoming).

No evento mais aguardado da semana, espera-se que Powell sinalize nas próximas horas em que ritmo o Fed poderá elevar juros em setembro e mais adiante. Em junho e julho, o BC dos EUA aumentou suas taxas básicas em 75 pontos-base por vez. O Fed, porém, já levantou a possibilidade de moderar o ritmo de ajuste, diante de sinais de desaceleração da inflação nos EUA. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X