AMP

Curitiba Cia de Dança abre o Festival de Danças com o espetáculo “Relações”

Com coreografia do carioca Carlos Laerte, espetáculo circula pelo interior do Estado e oferece oficina gratuita...

Publicado em

Por Silmara Santos

A Cia Curitiba de Dança participa do 32º Festival de Dança de Cascavel, com a montagem “Relações”, no dia 17, às 20h. A apresentação, que abre a primeira noite do festival é viabilizada pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura (SECC), com patrocínio da Copel. O balé já participou na semana passada do Festival de Londrina e, depois de Cascavel, fará apresentações em Toledo e Umuarama durante o mês de setembro.

“Relações” é um espetáculo de dança contemporânea, concebido em 2018, sob direção artística de Nicole Vanoni. A montagem busca as motivações cotidianas dos relacionamentos para mostrar vigor e ousadia em um espetáculo que retrata infidelidade, decepções, dependência emocional e todas as outras circunstâncias que podem construir as relações.

A apresentação de “Relações” mostra no primeiro ato a experiência do desejo humano pelo outro em seu estado inicial: pessoas querendo desfrutar a vida, viver ao máximo e com menos responsabilidades. Nesta parte, o palco é dividido em estruturas, que espelham o ambiente de cada bailarino, passando uma ideia da superficialidade cotidiana, ambientando guetos, ruas e vielas. No segundo ato, uma rampa muda a perspectiva dos dançarinos e do público, trazendo lembranças de várias relações, positivas ou negativas, oferecendo relatos físicos sobre o desejo, encontros e dominação perante uma atmosfera de perigo.

“A linguagem do corpo é a primeira forma que o homem descobriu para se relacionar com o outro. Relações nos cercam como labirintos, sejam elas curtas, duradouras, infinitas ou até imperceptíveis. Relacionar-se é estar vivo”, comenta o coreógrafo carioca Carlos Laerte, que trouxe a ligação entre o cinema e a linguagem do corpo como fragmento do desejo, abrindo neste trabalho a discussão para essas relações que nada mais são do que conexões em que as pessoas não se entregam e que podem facilmente ser substituídas.

Além do trabalho de corpo e da coreografia de “Relações”, luz e figurino também fazem o espetáculo. A iluminação é de Fábia Regina, que está em seu segundo trabalho para a Cia. Curitiba de Dança; o figurino é assinado pelos curitibanos Alexandre Linhares e da Tifhany F., da grife H-AL. A marca dedica-se à pesquisa e à experimentação de superfícies têxteis, mesclando moda e artes plásticas, desta vez a serviço da dança.

Depois do Festival de Dança de Cascavel, a Curitiba Cia de Dança segue com apresentações em Toledo (6/09) e Umuarama (8 e 9/09).

Para saber sobre todas as noites de 32º Festival de Dança de Cascavel acesse https://linktr.ee/culturacascavel

Oficinas

A Curitiba Cia de Dança oferece uma contrapartida para a comunidade de Cascavel com a realização e oficinas, ministradas por integrantes da Cia. O bailarino Patrich Lorenzetti ministrará a oficina Ballet Avançado e Davi Lopes, estará à frente de Ballet Iniciante. Estas oficinas estão dentro da programação do Festival e serão organizadas em sua programação oficial.

Serviço:

CURITIBA CIA DE DANÇA APRESENTA “RELAÇÕES”

32º Festival de Dança de Cascavel

Data: 17 de agosto

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Sefrin Filho – Rua Rio de Janeiro, 905 Centro – Cascavel/PR

Informações: (45) 3902 1865

Classificação: Livre

Incentivo:  Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE)

Ficha Técnica:

Direção geral e artística: Nicole Vanoni

Concepção e coreografia: Carlos Laerte

Assistente de Direção: Hamilton Felix

Ensaiadora: Nathália Tedeschi

Elenco/Curitiba Cia de Dança: Davi Lopes, Giulia Madureira, Hamilton Félix, Isabella Accorsi, Isaias Estevam, Julia Mello, Leonardo Vieira, Nicole Vanoni, Patrich Lorenzetti, Rubens Vital, Tatiana Araújo e Vanessa Fonseca.

Professores: Cintia Napoli e Nathália Tedeschi

Preparadora Física e Fisioterapeuta: Marcela Pinho

Figurino: H-AL / Alexandre Linhares e Thifany F.

Cenário: Elio Chaves

Trilha Sonora: Luciano Salvador Bahia

Edição Trilha Sonora: DJ Marcão

Criação/Operação de Luz Fabia Regina

Cenotécnico: Gregory dos Anjos e Reinaldo Rocha

Direção de produção: Augusto Ribeiro

Produção executiva: Renata Zunino

Assistente de produção: Flávia Sabino e Danielle Pereira

Assessoria jurídica: Camila Guimarães

Fotografia: Cayo Vieira e Guto Terasiuk

Assessoria de Comunicação: Flamma Comunicação Organizacional

Design Gráfico: ETCLab

Realização: Curitiba Cia de Dança, Governo do Estado do Paraná, Copel

Sobre a Curitiba Cia De Dança

A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni com o intuito de promover a dança contemporânea a partir da ideia de experimentação, pesquisa e criação e, na diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreográfica da Cia, “A Lenda das Cataratas”, com concepção de Rafael Zago, surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. Em 2017, a apresentação “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu para retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico. No segundo semestre de 2018, o grupo estreia o espetáculo “Cirandas”, baseado nas cirandas e cirandinha de Villa-Lobos. Para o final do ano, a Curitiba Cia de Dança estreou seu mais novo espetáculo denominado “Relações” do coreógrafo carioca, Carlos Laerte. No primeiro semestre de 2019, a Companhia circula por 12 cidades do Paraná com o espetáculo “Lenda das Cataratas”. Durante os anos de 2020 e 2021 a companhia manteve suas ações, mantendo o elenco e atividades artísticas possíveis no contexto da pandemia. Em 2022, retoma suas atividades regulares e a realização de espetáculos como Relações e Dançando Villa. Em dezembro, a companhia irá criar obras para as festividades natalinas, sempre com o olhar atento e criterioso da diretora artística, Nicole Vanoni. 

Sobre Carlos Laerte

Coreógrafo, bailarino, cineasta, professor e ator, Carlos Laerte é brasileiro com experiência nas técnicas de ballet clássico, moderno, jazz e dança contemporânea. Morou em NY onde estudou as técnicas Jose Limon, Laban e Modern Dance, foi bailarino convidado da Broadway Dance Center, Harley Dance School e bolsista da escola Steps. No Brasil trabalhou com Déborah Colker, Renato Vieira, Gisele Tápias e Carlota Portela. Possui formação também em teatro trabalhando com grandes diretores como Sérgio Brito, Jorge Fernando, Wolf Maia e Jayme Monjardim.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X