Alexandre diz que atos por democracia reforçam ‘orgulho do sistema eleitoral’

“No histórico dia 11/8, a Faculdade de Direito da USP foi palco de importantes atos em defesa do Estado de Direito e das Instituições, reforçando o...

Publicado em

Por Agência Estado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou os atos em defesa da democracia e do estado de direito, realizados nesta quinta-feira, 11, em São Paulo e outras localidades do País, em meio a ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) às urnas eletrônicas. O magistrado, que assume nas próxima semana a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que as manifestações reforçam o orgulho do sistema eleitoral.

“No histórico dia 11/8, a Faculdade de Direito da USP foi palco de importantes atos em defesa do Estado de Direito e das Instituições, reforçando o orgulho na solidez e fortaleza da Democracia e em nosso sistema eleitoral, alicerces essenciais para o desenvolvimento do Brasil”, escreveu o magistrado, no Twitter.

Principal alvo dos ataques de Bolsonaro ao Judiciário, Moraes foi nesta quarta-feira, 11, ao Palácio do Planalto entregar para o presidente o convite para sua posse no comando do TSE, que ocorre no próximo dia 16. Ele estava acompanhado do ministro Ricardo Lewandowski, que assumirá a vice-presidência da Corte.

Na última sexta-feira, 5, Moraes rejeitou um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para arquivar um inquérito que apura o vazamento, por parte de Bolsonaro, de dados sigilosos de outro inquérito, da Polícia Federal, sobre as urnas eletrônicas. No TSE, o ministro será o relator da candidatura do chefe do Executivo à reeleição.

Mais cedo, o ministro Edson Fachin, atual presidente do TSE, divulgou uma carta sobre os manifestantes pela democracia. “Cumpre, nesse passo, reavivar a cidadania e reafirmar o compromisso democrático, evidenciando, com energia, os prejuízos sociais ocasionados por narrativas falsas que poluem o espaço cívico e semeiam o conflito, drenando a tolerância, espargindo insegurança e, desse modo, minando a estabilidade política e o clima de normalidade das eleições nacionais”, escreveu Fachin.

Foram dois manifestos lidos nesta quinta-feira. A “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros – Estado Democrático de Direito Sempre”, que tem em torno de 900 mil assinaturas, entre juristas, advogados, empresários e artistas, e a carta “Em Defesa da Democracia e Justiça”, apoiada por mais de cem entidades da sociedade civil e empresariais, como Fiesp, Febraban, Fecomércio-SP, centrais sindicais e OAB São Paulo.

O movimento pela democracia começou a ser organizado após Bolsonaro reunir embaixadores no Palácio da Alvorada para lançar dúvidas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas. O presidente já chamou os manifestos de “cartinhas” e os empresários que endossaram o movimento de “mamíferos”, sugerindo, de forma irônica, que “mamam nas tetas do governo”. Hoje, ele ironizou o movimento e disse que ato importante hoje foi a Petrobras ter reduzido o preço do diesel.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile