Bolsas da Europa fecham no vermelho, com balanços e investidores à espera do Fed

Paralelamente à decisão do Fed, que mexe com o fluxo de capitais em todo o mundo, o mercado europeu acompanhou a saraivada de balanços de grandes...

Publicado em

Por Agência Estado

As principais bolsas da Europa fecharam no vermelho nesta terça-feira, 26, com os investidores no aguardo do Federal Reserve (Fed, banco central americano), que deve anunciar amanhã o destino dos juros nos EUA e influenciar os negócios ao redor do globo. Espera-se que o BC americano eleve seus juros em mais 75 pontos-base, em nova tentativa de combater a disparada da inflação nos EUA.

Paralelamente à decisão do Fed, que mexe com o fluxo de capitais em todo o mundo, o mercado europeu acompanhou a saraivada de balanços de grandes empresas. Na Europa, destaque para a Unilever que registrou um lucro antes de impostos de 4,36 bilhões de euros no primeiro semestre de 2022 e superou expectativas do mercado. A ação da empresa terminou o dia em alta de quase 3%. Já a ação do UBS despencou 7% depois que o banco informou que teve lucro líquido de US$ 2,11 bilhões no segundo trimestre de 2022 e frustrou as expectativas dos investidores.

Nesta terça-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou em seu relatório trimestral que existe “uma série” de riscos de baixa para o crescimento global. Entre aqueles de “particular preocupação”, ele menciona a guerra na Ucrânia e seus efeitos, o quadro de desaceleração econômica na China, a inflação persistente e o aperto monetário dos bancos centrais para conter a trajetória dos preços.

Em relação aos reflexos da guerra na Ucrânia, a União Europeia chegou a um acordo para reduzir o consumo de gás natural em 15% nos próximos 8 meses, mas analistas afirmam que será necessário fazer mais que isso para garantir a energia no bloco em meio aos cortes no fornecimento russo.

O banco Goldman Sachs divulgou hoje relatório no qual projeta que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro terá um pico de 10,3% em setembro, na comparação anual. Em dezembro deste ano, o banco acredita que o núcleo do CPI estará em 3,8%, na comparação anual, e o índice cheio exibirá alta anual de 10,0%.

No fechamento do pregão em Londres, o FTSE 100 terminou estável aos 7.306,28 aos pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,86% para 13.096,93 pontos e em Paris, CAC 40 recuou 0,42%, para 6.211,45 pontos. Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB caiu 1,04% aos 21.159,58 pontos. Já o índice Ibex 35, da Bolsa de Madri, recuou 0,20% para 8.069,60 pontos, enquanto em Portugal o PSI 20 caiu 0,06% para 5.998,98 pontos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X