Aos 40 anos, Paulo Roberto obtém índice da maratona e fica perto da 3ª Olimpíada

Paulo Roberto tinha os 2h10min23 alcançados em Pádua, na Itália, em 2012, como melhor tempo da sua carreira. E o resultado deste domingo o deixou na...

Publicado em

Por Agência Estado

Mais um atleta brasileiro obteve índice para a Olimpíada de Tóquio. O veterano Paulo Roberto de Almeida Paula, de 40 anos, correu a Maratona de Sevilha abaixo da marca exigida ao completar a distância em 2h10min08, sendo 1min22 mais rápido do que o tempo estipulado. Também foi a marca mais rápida da sua carreira na tradicional prova.

Paulo Roberto tinha os 2h10min23 alcançados em Pádua, na Itália, em 2012, como melhor tempo da sua carreira. E o resultado deste domingo o deixou na 24ª colocação na Maratona de Sevilha, prova que foi vencida pelo etíope Mekuant Ayenew Gebre em 2h04min46, seguido pelo queniano Barnabas Kiptum, com 2h05min05, e pelo compatriota Regasa Bejica, com 2h06min24.

“Foi uma prova tática, tinha em mente correr a 3min06, 3min07 por quilômetro e foi o que aconteceu. Estou feliz pelo índice e por estar quebrando as barreiras da idade”, disse Paulo Roberto, que completará 41 anos em 8 de julho, em declarações divulgadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Antes de Paulo Roberto, Daniel Chaves também havia alcançado o índice olímpico da maratona, com 2h11min10, na Maratona de Londres de 2019. Eles estão bem perto de terem assegurada a participação nos Jogos de Tóquio, mas ainda é preciso esperar o fim do período de classificação, pois cada país só pode ter três representantes na prova. Além disso, há limite de 80 corredores para a maratona.

Caso a classificação se sacramente, Paulo Roberto vai participar pela terceira vez de uma Olimpíada. O brasileiro competiu em Londres-2012, tendo ficado em oitavo lugar, e também no Rio-2016, sendo o 12º colocado. No ano passado, o brasileiro foi o 19º da prova no Mundial de Atletismo de Doha.

A obtenção do índice olímpico também completa uma semana importante para Paulo Roberto. Afinal, na última quinta-feira, havia sido convocado para participar do Mundial de Meia Maratona após o pedido de dispensa de Gilmar Silvestre Lopes. A disputada foi agendada para 29 de março, em Gdynia, na Polônia.

“Trabalhamos bastante a meia maratona e algumas provas de 10km, mas sempre visando a maratona porque o foco era ele estar numa Olimpíada em condições de boa performance”, disse Luís Fernando Almeida Paula, técnico de Paulo Roberto, à CBAt.

O maratonista ainda deve participar de outra maratona, para tentar melhorar o índice, como explicou o seu treinador. “Temos a pretensão de correr mais uma maratona, provavelmente a de Hamburgo (está agendada para 19 de abril) para melhorar ainda o tempo”, disse.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile