AMP

Setores públicos mobilizam arrastão contra o mosquito Aedes aegypti em Pato Bragado

Situação é alarmante no município, pois a incidência de casos tem crescido rapidamente...

Publicado em

Por Luiz Oliveira

Em muitos municípios da região e do Paraná por extensão, a dengue se alastra assustadoramente. Os números são atualizados quase que diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde e nos municípios. Providências são tomadas para evitar um problema ainda maior.

Em Pato Bragado, por conta disso e considerando o município tem muitas notificações e caminha para a decretação de “estado de epidemia”, a administração municipal está programando para quinta-feira (27) às 7h30, uma mobilização em frente à prefeitura que contará com a participação de servidores públicos de todas as Secretarias. Será formada uma grande frente de trabalho pela eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, nesse dia e também na sexta-feira (28). 

Hoje (21), pela manhã o prefeito Leomar Rohden, o Mano e vice Dirceu Anderle, juntamente com o secretário de Saúde, John Nodari, secretários, diretores do setor de saúde e agentes de endemias se reuniram na prefeitura para traçar o plano de ação.

Agentes de endemias consideraram a situação alarmante e mesmo com todo trabalho de conscientização com os moradores e recolha de entulhos, realizado nas residências, inclusive muitas horas de pulverização de inseticida, a incidência de casos tem crescido rapidamente. 

Dados

Conforme a diretora do departamento de Atenção Básica, Simoni Tornquist, o município conta com 80 notificações da doença e 08 casos confirmados. O número de pessoas com o problema, segundo ela, é maior, pois muitos exames ainda estão no laboratório Lacen, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado. “De um dia para o outro podemos ter os resultados das amostras de sangue e aí sim, ao que tudo indica, se tivermos 16 casos autóctones, confirmados, contaremos com uma epidemia no município”, revela.

Saúde Pública

Diante do cenário que se modifica a cada dia, com mais casos positivos, o prefeito Mano cobrou dos secretários atitudes como a de verificar detalhadamente seus setores, principalmente calhas, fossas e ralos e, da mesma forma os servidores para que fiscalizem suas propriedades. O gestor pede à população para que aproveite o feriado para realizar uma faxina na casa e quintais, depositando tudo que não serve mais e que acumula água, facilitando assim, o trabalho das pessoas desse grande mutirão pela vida.

O prefeito salientou que além dos locais já mencionados, plantas, vasilhas de pets, lonas, cisternas, tonéis, tanques de água e até mesmo os recipientes para recolha de água da chuva devem ser bem tampados ou eliminados.

O uso do repelente não exclui a necessidade de manter a casa limpa e livre de criadouros, mas é uma medida extra para se proteger dos mosquitos.

As informações são do site Correio do Lago com Assessoria.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile