AMP

Quem saiu bem na fotografia – por Caio Gottlieb

Para elaborar o Índice de Transparência e Governança Publica que analisou as gestões das 27 unidades da federação, foram considerados 84 critérios distribuídos em 8 dimensões:...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Pela primeira vez desde o início de sua atuação no país, a Transparência Internacional, respeitada instituição sem fins lucrativos, sediada em Berlim, que se dedica ao combate à corrupção em escala mundial, avaliou os governos estaduais do Brasil.

Para elaborar o Índice de Transparência e Governança Publica que analisou as gestões das 27 unidades da federação, foram considerados 84 critérios distribuídos em 8 dimensões: marcos legais, plataformas, administração e governança, transparência financeira e orçamentária, transformação digital, comunicação, participação e dados abertos.

Só cinco estados foram classificados como “ótimos” no ranking inédito: Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia e Goiás.

A transparência na gestão pública é um conjunto de metodologias que obriga todas as entidades governamentais a prestar contas à população, utilizando a internet como meio principal para expor a destinação das verbas e divulgar suas ações políticas e de planejamento.

Trocando em miúdos, quanto mais transparente for o governante em seus atos, maior será a certeza de sua honestidade no trato do dinheiro público.

Simples assim.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile