Bolsas da Europa fecham em queda com coronavírus, balanços e indicadores

Uma maior aversão ao risco voltou a predominar nos mercados hoje, após a China decidir mudar, mais uma vez, a metodologia para contagem dos casos de...

Publicado em

Por Agência Estado

As bolsas da Europa fecharam em baixa nesta quinta-feira, 20, com todos os principais índices acionários do continente na mínima intraday. Com o coronavírus ainda no radar, investidores repercutiram balanços negativos de empresas da região, indicadores mistos e a ata do Banco Central Europeu (BCE). O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou em queda de 0,62%, em 431,20 pontos.

Uma maior aversão ao risco voltou a predominar nos mercados hoje, após a China decidir mudar, mais uma vez, a metodologia para contagem dos casos de coronavírus, excluindo aqueles confirmados clinicamente. Em entrevista coletiva, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou o número de pessoas diagnosticadas com a doença no país asiático para 74.675, com 2.121 mortes. No resto do mundo, são 1.076 casos em 26 países, incluindo sete mortes.

Conforme destaca o BBH, em nota enviada a clientes, o noticiário sobre a epidemia trouxe cautela às bolsas. Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,27%, a 7.436,64 pontos, após passar boa parte do pregão em alta. As ações da mineradora Anglo American subiram 1,65% após a empresa divulgar lucro acima do esperado.

De manhã,o Escritório Nacional de Estatísticas divulgou que as vendas no varejo britânico subiram 0,9% em janeiro ante dezembro, abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 1,5% nas vendas.

Na Bolsa de Frankfurt, o índice DAX recuou 0,91%, a 13.664,00 pontos, na esteira da piora do índice GfK de confiança do consumidor, que caiu de 9,9 pontos em fevereiro para 9,8 pontos na pesquisa de março. “O indicador continua a mostrar riscos negativos para o crescimento do consumo”, destacou a Pantheon Macroeconomics, em relatório enviado a clientes.

A ata do Banco Central Europeu (BCE) também movimentou o noticiário econômico do continente. Embora não tenha citado o coronavírus, o documento ressaltou que os riscos para a economia global permanecem moderados. Na avaliação da Capital Economics, a ata reforça a previsão de que o crescimento e a inflação da zona do euro permanecerão baixos.

Em Paris, o CAC 40 caiu 0,80%, a 6.062,30 pontos. Os papeis da Air France-KLM, que queda no lucro em 2019 e alertou para os riscos do coronavírus, teve queda de 3,49% no mercado francês.

Outro balanço decepcionante divulgado hoje foi o da Telefónica, que teve prejuízo líquido de 202 milhões de euros no 4º trimestre de 2019. As ações da companhia lideraram as perdas na Bolsa de Madrid, com queda de 3,82%, enquanto o índice Ibex 35 recuou 1,51%, 9.931,00.

Em Milão, o índice FTSE MIB perdeu 1,56%, a 25.080,16 pontos. Já na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 caiu 0,45%, a 5.411,21 pontos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X