AMP
Seminário sobre fruticultura reúne 500 produtores na Lapa -Foto: SEAB-PARANÁ

Em encontro sobre fruticultura na Lapa, Governo entrega maquinário para estradas rurais

De acordo com o prefeito Diego Ribas, o município tem aproximadamente 4 mil quilômetros de estradas rurais, onde o maquinário será mais empregado. “São equipamentos que......

Publicado em

Por CGN

Seminário sobre fruticultura reúne 500 produtores na Lapa -Foto: SEAB-PARANÁ

O Governo do Estado entregou nesta quarta-feira (29), em evento sobre fruticultura na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, um caminhão, uma patrola e um rolo compressor, que tiveram custo total de R$ 1,7 milhão. Parte dos recursos é de emendas parlamentares federais e cerca de R$ 1 milhão do Estado.

De acordo com o prefeito Diego Ribas, o município tem aproximadamente 4 mil quilômetros de estradas rurais, onde o maquinário será mais empregado. “São equipamentos que vão ajudar diretamente os produtores rurais”, afirmou. A entrega foi feita pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Aproximadamente 500 produtores de frutas de vários municípios paranaenses reuniram-se na Estação Experimental do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), no município, para o 8º Seminário Estadual de Fruticultura de Clima Temperado. Além de palestras e debates técnicos, houve atividade de campo nos pomares da Estação Experimental.

Durante a abertura do evento, Ortigara disse que, apesar de o Paraná ser produtor de várias espécies de frutas, ainda importa muito de outros Estados. “Estamos perdendo oportunidades”, afirmou. Por isso, elogiou o evento na Lapa, que tem entre os objetivos estreitar a articulação entre as cadeias produtivas, reforçar a necessidade de maior organização e melhorar a eficiência no campo.

“Tudo vale a pena quando é bem feito, a ciência e o conhecimento estão evoluindo a nosso favor, tem coisa vindo para ajudar a melhorar o desempenho ou para ajudar a fazer mais usando a mesma força”, disse o secretário, em conversa com os produtores. “Devemos nos esforçar sempre, com atualização a todo momento com informação que agrega, que contribui para fazer as coisas de forma melhor; e não é só produzir bem, também colher bem, tratar bem, distribuir bem e vender bem, senão o esforço fica no meio do caminho”.

Ele alertou sobre a necessidade de eficiência nas atividades. “Quanto mais ineficiente for o trajeto entre nós e o consumidor, quanto mais custo tiver, menos vai sobrar no bolso; por isso é preciso aproveitar integralmente o que cada espécie pode fornecer para que a gente possa agregar valor e vender para fora”, afirmou.

PROGRAMAS – Ortigara acentuou que há espaço para ampliação e fortalecimento da produção e apresentou algumas das ações que o Estado tem feito para isso. Um dos caminhos é o programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis), que apoia a cadeia produtiva da uva por meio do fortalecimento do setor produtivo, agroindustrial e turístico. Um dos pilares do programa é a implantação e manutenção de viveiro para multiplicação do material propagativo de videira com qualidade genética e fitossanitária.

Ele destacou, ainda, o Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar (Coopera Paraná), que prevê ações integradas entre o setor público e privado, com vistas a incentivar a organização formal dos agricultores familiares, com capacitação, orientação técnica e investimentos socioprodutivos, fortalecendo as ações de aumento da competitividade e da renda, e reduzindo desigualdades do mercado e distanciamento tecnológico.

Ao lado desses programas, o secretário citou também o Banco do Agricultor Paranaense, que funciona como um programa de crédito exclusivo com juros subsidiados pelo Governo do Estado. A proposta é alavancar investimentos por meio da equalização da taxa de juros em diversas atividades agropecuárias, entre elas a fruticultura. “Enxergamos ampla possibilidade de fortalecer essa cadeia produtiva”, acentuou o secretário. “Vamos aproveitar o tempo para aprender, para construir estratégias, para construir alianças, para a gente evoluir”.

PRESENÇAS – Estiveram no Seminário de Fruticultura, entre outros, o secretário de Agricultura da Lapa, André Querubinni; o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; o presidente da Ceasa, Éder Bublitz; o diretor técnico da Seab, Benno Henrique Weigert Doetzer; o diretor de Extensão Rural do IDR-Paraná, Diniz Dias Doliveira; o chefe do Núcleo Regional da Seab, João Carlos de Almeida; o gerente regional do IDR-Paraná, Orival Stolf; e o coordenador do Programa Revitis, Ronei Andretta.

Fonte: AEN

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile