
Estado apresenta na Câmara municipal políticas de empregos para pessoas com deficiência
O secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Rogério Carboni, participou da audiência e citou os programas Cartão Futuro, Recomeça Paraná e Carretas do......
Publicado em
Por CGN
Em audiência pública na Câmara de Vereadores de Curitiba, nesta quinta-feira (2), sobre ações de capacitação e empregabilidade para pessoas com deficiência (PCDs), o Governo do Estado apresentou as políticas públicas voltadas ao tema.
O secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Rogério Carboni, participou da audiência e citou os programas Cartão Futuro, Recomeça Paraná e Carretas do Conhecimento, o Dia D de Empregabilidade PCD e também os dados da inserção deste público no mercado de trabalho.
Ele disse que cada ação tomada é importante para que as pessoas com deficiência superem obstáculos. “Precisamos vencer o preconceito e promover a inclusão. O governo Carlos Massa Ratinho Júnior promove uma série de ações para garantir uma vida digna e com qualidade, seja com programas sociais, ações de empregabilidade e qualificação profissional, e políticas de proteção”, afirmou.
Suelen Glinski, chefe do Departamento do Trabalho da Sejuf, informou que a rede Sine (Sistema Nacional de Emprego) do Paraná captou, ao longo do ano passado, 7.088 vagas para pessoas com deficiência e enviou mais de 8 mil candidatos para entrevistas de emprego, resultando no preenchimento de 939 desses postos de trabalho. “Parece pouco, mas é uma conquista para o Paraná, pois não são todos os Estados que fazem esse esforço”, disse Suelen.
Na área de qualificação profissional, para melhorar os índices de empregabilidade e renda dos PCDs, Suelen apresentou o programa Cartão Futuro, voltado a incentivar a contratação de aprendizes conforme previsto pela CLT.
EMPREGABILIDADE – Outro destaque foi o Dia D de Empregabilidade PCD, onde a maioria das 216 Agências do Trabalhador do Paraná captam vagas específicas para esse público, com atendimentos prioritários. A ação ocorre sempre no dia 21 de setembro, em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A edição deste ano já está sendo organizada, e Curitiba já confirmou a adesão.
O chefe do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Côrtes, listou diversas iniciativas do Paraná de apoio às pessoas com deficiência, como a Carteira do Autista e o RG Acessível, que resultarão, nos próximos meses, no lançamento da plataforma Paraná Acessível. “Será um banco de dados importante para as políticas públicas do Estado”, disse.
Fonte: AEN
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou