AMP
Semana do Meio Ambiente reúne estudantes em palestra sobre cuidado a animais silvestres - Foto: SEDEST-PARANÁ

Semana do Meio Ambiente reúne estudantes em palestra sobre cuidado a animais silvestres

A proposta do IAT é expandir essas palestras para que o Estado tenha pessoas capacitadas para atender as ocorrências da fauna vitimada. O evento integra as......

Publicado em

Por CGN

Semana do Meio Ambiente reúne estudantes em palestra sobre cuidado a animais silvestres - Foto: SEDEST-PARANÁ

O Instituto Água e Terra (IAT) promoveu nesta semana, em Cascavel, palestra para aproximadamente 50 estudantes das áreas de Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia, com o objetivo de sensibilizar os futuros profissionais a se tornarem integrantes do Programa de Voluntariado para Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres (Cria). A palestra foi ministrada pelas biólogas Tauane Ribeiro e Amanda Scheffer Beltramin, na Univel Centro Universitário, em Cascavel.

A proposta do IAT é expandir essas palestras para que o Estado tenha pessoas capacitadas para atender as ocorrências da fauna vitimada. O evento integra as atividades da Semana do Meio Ambiente, com programações voltadas à promoção da educação ambiental até o próximo dia 09.

O Cria é uma iniciativa inovadora, em que os participantes recebem animais silvestres, principalmente filhotes, em casa, e cuidam deles até que estejam aptos a retornar à natureza. Neste ano, o programa ganhou espaço na página de cursos da Escola de Gestão do Paraná.

De acordo com a gerente de Biodiversidade do IAT, Patricia Calderari, as palestras presenciais são fundamentais para explicar que além de ser necessário realizar um curso desenvolvido pelo Instituto, é necessário se cadastrar no site do órgão ambiental, para se tornar efetivamente um “cuidador”.

“Com o curso via Escola de Gestão, as pessoas podem se inscrever a qualquer momento. E essa capacitação é pré-requisito para se tornar um voluntário”, disse a gerente. A capacitação foi desenvolvida em parceria entre o IAT e a Escola de Gestão, com apoio do Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) de Curitiba. Ela é ofertada para estudantes e profissionais da área ambiental que atuam com fauna silvestre (Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia).

O programa não se trata da adoção de animais silvestres. O objetivo é instruir estudantes e profissionais da área ambiental sobre os cuidados com os animais, preocupando-se com o retorno deles ao ambiente natural, após um tratamento de maneira adequada.

COMO SER VOLUNTÁRIO – As inscrições podem ser feitas no site da Escola de Gestão do Paraná, no eixo Agricultura e Meio Ambiente. O nome do curso é “Cuidados básicos com fauna silvestre: uma preparação para o programa Cria”. É gratuito e na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

Para a capacitação, basta se inscrever AQUI.

Após concluir a capacitação, é preciso baixar e salvar o certificado de conclusão. Também é preciso separar a carteira de vacinação, ir ao posto de saúde mais próximo e pegar uma Declaração de Vacinação. A imunização é importante contra a febre-amarela e tétano atualizada (no caso, é a vacina chamada Dupla adulto, ou DT, que precisa de reforço a cada 10 anos).

Para efetivamente se tornar regularizado para o programa, é preciso baixar no site do IAT o Termo de Adesão e se inscrever por este Link. O IAT vai analisar a documentação apresentada e se estiver tudo certo, o interessado é informado e passa a integrar o banco de voluntários para cuidados com fauna, sendo acionado quando necessário.

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X