ONU: Guterres defende acordo para escoamento de comida e fertilizantes da Ucrânia

Guterres também afirmou que é necessário liberar crédito e liquidez a economias em situações mais fragilizadas. Sem as medidas defendidas por ele, “podemos ter fome como...

Publicado em

Por Agência Estado

O secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu que um acordo global seja feito para que a produção de grãos e outros produtos alimentícios da Ucrânia sejam escoados, bem como os fertilizantes produzidos na Rússia, de forma a evitar uma crise alimentar mundial. “Devemos colocar essas produções à disposição do mercado internacional” alertou, durante painel do Fórum da Paz de Paris.

Guterres também afirmou que é necessário liberar crédito e liquidez a economias em situações mais fragilizadas. Sem as medidas defendidas por ele, “podemos ter fome como não vemos há várias décadas”, segundo o secretário-geral.

Governança global

Resolvidas as questões mais urgentes, Guterres disse que o sistema de governança global precisa ser reformado, de forma a aumentar sua eficiência. Para ele, a invasão na Ucrânia mostrou que os mecanismos de governança global atuais “claramente não são suficientes”, uma vez que não foram capazes de impedir a guerra no Leste Europeu.

Por fim, o secretário-geral apontou para o crescimento das tendências políticas autoritárias em todo o mundo e a dificuldade das democracias em lidar com a revolução tecnológica como dois outros pontos cruciais dos tempos atuais.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile