Em aparente mensagem à Índia, Biden ressalta responsabilidade em conter a Rússia

Embora não tenha citado nominalmente nenhum país, a mensagem pareceu direcionada, pelo menos em parte, ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, com quem mantém divergências sobre a...

Publicado em

Por Agência Estado

Em reunião com líderes do Indo-pacífico no grupo conhecido como Quad, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta terça-feira que os países enfrentam um momento sombrio na história, em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia, e defendeu maiores esforços para conter Moscou. “Esta é mais que apenas uma questão europeia: é uma questão global”, disse, em encontro com os líderes de Austrália, Índia e Japão, em Tóquio.

Embora não tenha citado nominalmente nenhum país, a mensagem pareceu direcionada, pelo menos em parte, ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, com quem mantém divergências sobre a resposta à ofensiva russa. Ao contrário dos demais países do Quad, a Índia não impôs sanções ou condenou a Rússia, com quem tem ampla relação comercial.

Próximo de Modi, Biden argumentou que o mundo tem uma responsabilidade de fazer algo para ajudar a resistência ucraniana contra a agressão do Kremlin.

Em comunicado conjunto divulgado após a reunião, os líderes reforçaram compromisso em ajudar a promover a estabilidade e a paz no Leste Europeu, mas não condenaram a Rússia. “Ressaltamos inequivocamente que a peça central da ordem internacional é o direito internacional, incluindo a Carta da ONU, o respeito pela soberania e integridade territorial de todos os Estados”, destaca a nota. Fonte: Associated Press.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile