Diretor sueco Ostlund divide a crítica com sátira sobre status social

Começa com a disputa – por dinheiro – de um casal de modelos, Carl e Yaya. É o primeiro capítulo. Depois vem O Cruzeiro e, finalmente,...

Publicado em

Por Agência Estado

É oito ou 80. O sueco Ruben Ostlund tornou-se rapidamente talvez o autor mais polêmico do mundo. O 75º Festival de Cannes está rachado – metade dos jornalistas defende seu filme com o mesmo ardor com que a outra metade o detesta. Ostlund já ganhou a Palma de Ouro – por The Square – e concorre agora com The Triangle of Sadness. O triângulo da tristeza é esse vinco que na testa expõe o estado de ânimo das pessoas.

Começa com a disputa – por dinheiro – de um casal de modelos, Carl e Yaya. É o primeiro capítulo. Depois vem O Cruzeiro e, finalmente, A Ilha. Apesar das disputas e ofensas do começo, Carl e Yaya embarcam no cruzeiro marítimo. Tudo de graça. É a vantagem de serem jovens, belos, celebridades. O navio vai a pique numa tempestade, os sobreviventes reencontram-se na ilha, onde uma funcionária da limpeza assume o poder. Na adversidade, é a única que sabe pescar, acender o fogo. Seu poder é total, ela inclusive rouba o namorado da bela modelo.

Sua sátira ao status social e ao culto das celebridades subverte o mundo da moda com a mesma virulência com que investe contra o capitalista que fez fortuna vendendo armamentos. No mundo em guerra, é a certeza de ganhar dinheiro. A garotada da crítica morre de rir com as piadas sobre Marx e Lenin. O problema é que ele atua no limite. Para criticar o estado do mundo, concede ao público tudo aquilo que parece estar criticando. É um cínico.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile