Israel: parlamentar árabe-israelense volta à coalizão governista após rompimento

Ghaida disse, na última quinta-feira, 19, que estava deixando a coalizão de Bennett, que ficaria com apenas 59 membros no parlamento de 120 assentos de Israel....

Publicado em

Por Agência Estado

A parlamentar árabe israelense Ghaida Rinawie Zoabi, que deixou a coalizão governista, disse neste domingo, 22, que estava retornando à aliança de 60 membros do primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett. O movimento encerra uma crise que durou apenas alguns dias.

Ghaida disse, na última quinta-feira, 19, que estava deixando a coalizão de Bennett, que ficaria com apenas 59 membros no parlamento de 120 assentos de Israel. Como justificativa, a parlamentar citou as duras políticas do governo em Jerusalém e a construção de assentamentos na Cisjordânia que, segundo ela, afastaram seus eleitores, cidadãos palestinos de Israel.

Mas, neste domingo, Ghaida inverteu o curso ao dizer que sua principal preocupação era garantir “conquistas para as necessidades da sociedade árabe” em Israel, além de impedir que um extremista ultranacionalista da oposição se tornasse o próximo ministro encarregado das forças de segurança.

Ela fez o anúncio de seu retorno após se encontrar com o chanceler Yair Lapid. No Twitter, Lapid escreveu que os dois tiveram “uma conversa aberta e razoável sobre as reais necessidades da sociedade árabe” e deixaram de lado suas divergências.

Dois outros legisladores do próprio partido de Bennett já romperam as fileiras e se juntaram à oposição, liderada pelo ex-premiê Benjamin Netanyahu. Fonte: Associated Press.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile