Estatal da Finlândia confirma corte de fornecimento de gás pela Rússia

Ainda na sexta-feira, a Gasum afirmou que a população da nação, de 5,5 milhões de pessoas, não seria afetada porque a empresa utilizará outras fontes de...

Publicado em

Por Agência Estado

A empresa estatal finlandesa de gás Gasum informou que o fornecimento de gás natural para o país “foi cortado” pela Rússia na manhã deste sábado às 7h, horário local (1h pelo horário de Brasília). Na sexta-feira, a Gasum reportou que tinha recebido comunicado da estatal russa Gazprom sobre a suspensão, um dia após a Finlândia ter oficializado seu pedido de adesão à Otan.

Ainda na sexta-feira, a Gasum afirmou que a população da nação, de 5,5 milhões de pessoas, não seria afetada porque a empresa utilizará outras fontes de gás através do gasoduto Balticconnector, que liga o país à Estônia e conecta as redes de gás finlandesa e báltica.

A Finlândia importava gás natural da Rússia há aproximadamente 50 anos. O gás representa apenas cerca de 5% do consumo total de energia no país, mas vinha quase na totalidade da Rússia, sendo usado principalmente por indústrias. Apenas 4 mil residências finlandesas dependem de aquecimento a gás.

No início de maio, Moscou decidiu cortar as exportações de eletricidade para a Finlândia. Antes disso, a petrolífera estatal finlandesa Neste anunciou que substituiria importações de petróleo bruto russo por produto de outros lugares.

Em entrevista neste sábado à emissora pública finlandesa YLE, o ex-primeiro-ministro finlandês e atual presidente do Parlamento, Matti Vanhanen, disse que a decisão de Moscou de cortar o gás após quase 50 anos marca o fim de “um período extremamente importante entre Finlândia, União Soviética e Rússia, não apenas em termos de energia, mas simbolicamente”. “É improvável que esse gasoduto volte a abrir”, disse Vanhanen à YLE, referindo-se aos dois gasodutos paralelos Rússia-Finlândia lançados em 1974.

As primeiras conexões da rede elétrica da Finlândia ao sistema de transmissão soviético também foram construídas na década de 1970. Vanhanen disse que não viu a suspensão do fornecimento de gás como retaliação à tentativa da Finlândia de ingressar na Otan, mas sim um contra-ataque às sanções ocidentais impostas a Moscou após a invasão da Ucrânia.

“A Rússia fez com a Finlândia o mesmo que fez anteriormente com outros países para manter sua própria credibilidade”, disse Vanhanen, referindo-se às exigências do Kremlin de receber por seu gás em rublos.

A Finlândia compartilha 1.340 quilômetros com a Rússia e tem uma história de conflito com o país. Desde a Segunda Guerra Mundial, vinha adotando uma posição de neutralidade em questões políticas e econômicas.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile