AMP
Espetáculo teatral “O Velho, o Burro e o Manguezal” faz duas últimas apresentações semana que vem -Foto: Pierpaolo Nota/Portos do Paraná

Portos do Paraná leva às crianças espetáculo teatral sobre preservação do meio ambiente

O coordenador de Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Cordeiro, explica o motivo da escolha da peça. “É um tema que trata da importância da......

Publicado em

Por CGN

Espetáculo teatral “O Velho, o Burro e o Manguezal” faz duas últimas apresentações semana que vem -Foto: Pierpaolo Nota/Portos do Paraná

Depois da Portos do Paraná levar a peça teatral “O Velho, o Burro e o Manguezal” a todas as escolas localizadas nas comunidades ilhadas, as apresentações agora seguem em Antonina e Paranaguá na segunda e quarta-feira (23 e 25). É mais uma ação que acontece dentro do Programa de Educação Ambiental da empresa pública, executado no âmbito do licenciamento federal conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O coordenador de Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Cordeiro, explica o motivo da escolha da peça. “É um tema que trata da importância da conservação e manutenção dos manguezais. Traz para as crianças, através de um ambiente lúdico, a importância dessas áreas tão sensíveis e tão importantes para a conservação marinha e também terrestre”, diz.

Nesta quarta-feira (18), o ator Rogério Soares, da Companhia Povaréu Bonequense de Teatro, apresentou a peça na Escola Municipal Octávio Secundino, no Portinho, em Antonina. Duas outras apresentações já aconteceram na cidade, nas escolas Maria Rosa Cecyn e Dr. Miranda Couto. Ao todo, cerca de 190 crianças em Antonina divertiram-se aprendendo sobre a importância de conservar os manguezais.

CONTEÚDO – A peça é apresentada com o auxílio de diversos bonecos que vão surgindo pouco a pouco no cenário, de acordo com o desenrolar da história. No começo as crianças descobrem a sujeira no manguezal quando o personagem “Velho” pesca um amontoado de lixo. Depois, descobrem que daquela maneira o manguezal não sobrevive, que é preciso preservá-lo.

“É interessante a reação das crianças, a quietude, elas não extravasam tanto, exatamente pela novidade que é muito grande. Algumas nunca assistiram uma peça de teatro. É uma sementinha que estamos plantando. Ainda mais em um tema como esse, o cuidado com o meio ambiente”, salienta Soares, que também é responsável pelo texto e direção da obra.

IMPORTÂNCIA – Segundo a diretora da escola Octávio Secundino, Edilaine Alves Pinheiro Silva, esse tipo de ação e muito importante, principalmente no bairro, que é bastante carente. “Quase 90% das crianças nunca tiveram acesso a um teatro ou cinema. É fundamental que venham até a escola esses programas que incentivam a criatividade, aquele mundo imaginário que aflora”, diz.

APROVAÇÃO – As amigas Isabela Vitória Santos Ferreira e Maria Julia do Rosário, de nove anos, que cursam a 4ª série, aprovaram o teatro. Segundo elas, aprenderam que não se pode jogar lixo no mar e em mangues, porque prejudica os animais que ali vivem e se reproduzem.

Já Henrique Veloso Miranda, também de nove anos, curtiu mesmo as músicas da peça teatral. “Quando o moço canta é a parte mais legal, faz a gente entender que não pode jogar plástico no mangue”.

PROGRAMAÇÃO – Até a última atualização 449 crianças já assistiram ao espetáculo “O Velho, o Burro e o Manguezal”. Duas últimas apresentações acontecem na semana que vem. Segunda-feira (23) pela manhã na Escola Municipal José de Anchieta, na Vila Guarani, em Paranaguá; e quarta-feira (25), também pela manhã, na Escola Municipal Gabriel de Lara, na Ilha dos Valadares.

Fonte: AEN

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile