AMP

COI diz que OMS não vê motivo para cancelar ou adiar Tóquio-2020 por coronavírus

“Gostaria de deixar claro novamente que não estamos considerando o cancelamento ou o adiamento dos Jogos. Deixem-me esclarecer isso”, afirmou Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador...

Publicado em

Por Agência Estado

O coronavírus foi o assunto dominante nos dois dias de reuniões do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio-2020 com membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), na capital japonesa, que terminaram nesta sexta-feira após uma visita técnica à sede da Olimpíada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse ao COI que não há motivo para cancelar ou transferir o evento, que começará em 24 de julho, por causa do surto da doença que começou na China.

“Gostaria de deixar claro novamente que não estamos considerando o cancelamento ou o adiamento dos Jogos. Deixem-me esclarecer isso”, afirmou Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador de Tóquio-2020. O governo do Japão revelou que intensificará os exames e medidas de contenção depois de relatar a sua primeira morte de coronavírus e confirmar novos casos, entre eles em um médico e em um taxista.

John Coates, presidente da Comissão de Coordenação do COI, disse que o conselho que o COI recebeu “externamente” da OMS é que “não existe motivo para quaisquer planos de contingência de cancelar os Jogos ou transferir a Olimpíada”.

O surto de coronavírus em andamento, cujo epicentro é a cidade chinesa de Wuhan, provocou o cancelamento de alguns eventos esportivos internacionais, além de Pré-Olímpicos de boxe e de badminton que deveriam acontecer na China.

Coates comentou que a coordenação entre a força-tarefa antivírus do Comitê Organizador de Tóquio-2020 e outras autoridades nacionais reforçou a crença do COI de que a situação está sendo tratada adequadamente.

“A expectativa é de que conseguiremos fazer com que os Jogos aconteçam de uma maneira segura para os atletas e os espectadores”, disse Coates em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile