CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Rússia suspenderá fornecimento de eletricidade à Finlândia

Segundo a Fingrid, operadora do sistema nacional de transmissão, o suprimento de eletricidade na Finlândia não está sob ameaça, uma vez que as importações russas representam...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A Rússia suspenderá o fornecimento de eletricidade à Finlândia por falta de pagamento a partir de amanhã, informou a RAO Nordic, subsidiária da empresa russa Inter RAO. O anúncio acontece dias após líderes finlandeses sinalizarem apoio à entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Segundo a Fingrid, operadora do sistema nacional de transmissão, o suprimento de eletricidade na Finlândia não está sob ameaça, uma vez que as importações russas representam cerca de 10% do consumo total no país.

“A falta de importação de eletricidade da Rússia será compensada importando mais eletricidade da Suécia e gerando mais eletricidade na Finlândia”,garantiu o vice-presidente sênior de operações do sistema de energia da Fingrid, Reima Päivinen.

O processo de adesão da Finlândia à Otan não foi citado como motivo para a suspensão, mas a Rússia ameaçou tomar medidas retaliatórias de naturezas militar e política. A Suécia também indicou que deve solicitar entrada na aliança. As medidas rompem com décadas de neutralidade das nações nórdicas, em meio aos efeitos da invasão russa da Ucrânia.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais