AMP
Na comparação com 2021, ainda com a pandemia, vendas cresceram em todo o Estad Foto: Arquivo JM

Comércio de PG tem a maior alta do PR no Dia das Mães

Comércio de Ponta Grossa apresentou crescimento de 14,4% nas vendas, em relação a 2021.  Quase 40% das lojas venderam mais...

Publicado em

Por CGN 1

Na comparação com 2021, ainda com a pandemia, vendas cresceram em todo o Estad Foto: Arquivo JM

As vendas do comércio de Ponta Grossa para o Dia das Mães teve o maior crescimento entre as maiores regiões do Paraná neste ano de 2022. É isso que mostra a pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), realizada pela Datacenso nesta terça-feira, 10 de maio. De acordo com a pesquisa, que ouviu mais de 500 empresários nas regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, o maior crescimento nas vendas, na casa dos 14,4%, na comparação com 2021, foi registrado na principal cidade da região dos Campos Gerais. A média estadual foi de um crescimento de 10,9%.

Depois de Ponta Grossa, o melhor desempenho foi apresentado em Cascavel, onde a alta foi de 14,2%. Na sequência, acima da média estadual, apareceram Francisco Beltrão, com 12,8%, e Guarapuava, com 11,7%. Abaixo da média estadual apareceram Maringá, onde houve alta de 9,2 %, e Curitiba e Região Metropolitana, na casa de 7,5%. O pior desempenho foi registrado em Londrina, onde o crescimento foi de 7,15%.

De acordo com as pesquisas, a maior parte dos empresários da cidade vendeu igual, na comparação com 2021, totalizando 42% deles. Por outro lado, 39% deles asseguraram que venderam mais em 2022 do que em 2021; e outros 18% afirmaram que venderam menos neste ano do que em 2021.

Para a diretora de comércio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Flávia Barrichello, embora seja positivo ter crescimento, é uma alta registrada sobre um ano que teve as vendas afetadas pela pandemia, o que não traduz o volume médio real de vendas. “Realmente houve um crescimento em relação a 2021. É claro que temos que ficar felizes, mas tendo em vista que no ano passado estávamos em um período de pandemia, quando os números foram fracos, não vejo muito a se comemorar, tendo em vista que a base foi o ano passado. Para se pensar em base de crescimento, temos que pensar em 2019, que foi o último ano antes da pandemia – e não existe nenhum estudo formado em relação à base desse ano”, completou Flávia.

Alta nas vendas demonstra a retomada do setor

Para o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, o resultado positivo, com alta média no Paraná de quase 11%, confirma o aquecimento das vendas e a retomada do comércio. Para ele, as vendas do Dia das Mães de 2022 pode ser um bom indicador para o comportamento do comércio no restante do ano. O objetivo da pesquisa, informou a Faciap e a Datacenso, foi comprovar a impressão dos empresários neste cenário de expansão da atividade comercial e de expectativas com relação à retomada da economia.

Leia a Matéria completa no site A Rede

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile