AMP
Mudança de atendimento entre as unidades vai significar a necessidade de deslocamento de quase três quilômetros para os usuários. Foto: Divulgação

Moradores de Olarias serão atendidos na Vila Princesa

Atendimento para população de Olarias na Unidade Madre Josefa inicia nesta quinta-feira ...

Publicado em

Por CGN 1

Mudança de atendimento entre as unidades vai significar a necessidade de deslocamento de quase três quilômetros para os usuários. Foto: Divulgação

Com o fechamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sady Silveira, que está sendo reformada para servir como Centro de Atendimento da Criança, a orientação da prefeitura para os moradores da região de Olarias que precisam de atendimento é que procurem a Unidade de Saúde Madre Josefa, na rua Bituruna ao lado da Escola Municipal Professora Kazuko Inoue, na Vila Princesa, em Uvaranas, a partir desta quinta-feira (12). Segundo levantamento feito pelo Portal A Rede, a mudança de atendimento entre as unidades vai significar a necessidade de deslocamento de quase três quilômetros para os usuários que até então eram atendidos na unidade Sady Silveira.

Conforme a prefeitura, inicialmente a equipe de Saúde da Família do Sady Silveira foi realocada na US Madre Josefa devido à proximidade da área de abrangência. No entanto, já está tramitando processo de locação de um imóvel para sediar temporariamente os atendimentos aos moradores do bairro de Olarias. A prefeitura informa ainda que um novo local de atendimento está sendo preparado e será anunciado o mais breve possível aos moradores de Olarias.

Protesto

Na segunda-feira (9), os moradores da região de Olarias, se reuniram em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Sady Silveira, para protestar contra o fechamento do local, inaugurado há um ano. A unidade está sendo reformada para servir como Centro de Atendimento da Criança, integrado com as UPAS e com o Hospital Materno Infantil.

A mudança faz parte de medidas anunciadas na semana passada na tentativa de resolver os problemas da saúde pública de Ponta Grossa e será transformada em Centro de Atendimento da Criança. A unidade deve funcionar todos os dias para atendimento exclusivo das crianças com recursos próprios do município.

Mudanças repercutem na Câmara

Durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, nesta quarta-feira (11), diversos vereadores se manifestaram, fazendo um apelo contra o fechamento da unidade Sady Silveira. “Já perdemos a unidade. As equipes da prefeitura já estão lá, quebrando e reformando. O problema é que a população de Olarias ainda não sabe onde terá atendimento; par aonde vai”, destaca Ede Pimentel (PSB).

A vereadora Joce Canto (PSC), por sua vez, ressaltou que a implantação da unidade Sady Silveira, em 2021, foi fruto de muita reivindicação da população. Durante a sessão, os vereadores aprovaram moção de apelo 202/22, de autoria do vereador Julio Kuller (MDB), dirigida à prefeita Elizabeth Silveira Schmidt, para que não paralise o atendimento da Unidade Básica de Saúde Sady Silveira à população e pela não utilização da unidade em Pronto Atendimento Infantil, buscando outra alternativa. “São cerca de 12 mil pessoas que residem na região e ficaram anos sem uma unidade de saúde. E, agora que conseguiram, foi retirado deles”, frisa.

Reunião entre Executivo e Legislativo

Para debater questões referente à reestruturação do sistema de saúde de Ponta Grossa, a prefeita Elizabeth Schmidt convidou os vereadores de Ponta Grossa para participar de uma reunião na manhã de sexta-feira (13), em seu gabinete.  

Leia a Matéria completa no site A Rede

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile