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Curitiba já conta com 50% do parque de iluminação pública modernizado. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Curitiba – Curitiba já tem metade do parque de iluminação pública modernizado

O programa de modernização do parque de iluminação lançado pela Prefeitura em 2018, com o início de execução em 2019, já assegurou a substituição de 50%......

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Por CGN

Curitiba já conta com 50% do parque de iluminação pública modernizado. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Curitiba tem aproximadamente 160 mil pontos de iluminação pública distribuídos entre ruas, praças, jardins, estradas, passarelas, pontos de ônibus, terminais e outros logradouros de domínio público, de uso comum.

O programa de modernização do parque de iluminação lançado pela Prefeitura em 2018, com o início de execução em 2019, já assegurou a substituição de 50% dos equipamentos convencionais por luminárias em tecnologia LED, que são mais duráveis, têm maior eficiência luminotécnica e são mais econômicas.

“São 80 mil pontos de luz já instalados e substituídos pelos bairros das dez administrações regionais”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues. 

O quantitativo tem assegurado mais segurança e beleza aos bairros, bem-estar aos moradores e sustentabilidade. Além de renovar a tecnologia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), investe continuamente em manutenção e ampliação do sistema de iluminação pública.

Garantia

As luminárias LED que estão substituindo as convencionais têm garantia. Quando identificada necessidade de reparos, a substituição é feita pela empresa fornecedora e instaladora dos equipamentos de forma gradativa, sem prejudicar o funcionamento do sistema de iluminação e sem nenhum custo ao município.

As luminárias são certificadas e passam pelos ensaios laboratoriais exigidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), antes de serem instaladas nos locais determinados.

Central 156

O sistema de iluminação pública está informatizado, o que garante maior controle e rapidez na manutenção, reforça Malheiros. Entre janeiro de 2017 e abril deste ano foram realizados 417.361 atendimentos para serviços de manutenção em luminárias do sistema.

Manter os equipamentos em bom funcionamento é uma das atribuições do Departamento de Iluminação Pública, que trabalha com agilidade para conservar a cidade às claras, mas o cidadão pode colaborar. Basta entrar em contato com a Central 156 e solicitar reparos ao perceber que uma lâmpada está apagada, piscando ou permanece acesa mesmo durante o dia.

A solicitação pode ser feita pelo telefone 156; via Central de Atendimento 156 (chat online), com link em Serviço online; e pelo aplicativo Curitiba 156. Esta plataforma mobile é disponibilizada nas versões Android na loja Google Play e iOS na Apple Store. Detalhes sobre o aplicativo estão neste link.

Para agilizar o atendimento, ao fazer a solicitação pelo 156 o cidadão deve indicar o endereço detalhado, com o nome da rua e número da casa em frente ou próxima ao poste que apresenta problema na iluminação. “O sistema vai traçar a melhor rota para atender as solicitações que ficam na mesma região, economizando tempo e facilitando o atendimento das equipes que estão nas ruas”, diz Malheiros.

Para saber mais sobre o serviço de manutenção de lâmpadas clique aqui.

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