AMP
Palestra sobre Masculinidade Consciente na Regional Tatuquara. Curitiba, 11/05/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Curitiba – Tatuquara recebe palestra de combate ao comportamento machista

O administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, fez a abertura do encontro e reforçou a importância da gentileza e do respeito nos relacionamentos interpessoais. “Ser......

Publicado em

Por CGN

Palestra sobre Masculinidade Consciente na Regional Tatuquara. Curitiba, 11/05/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A Regional Tatuquara recebeu, nesta quarta-feira (11/5), uma palestra do projeto Masculinidade Consciente. Lançado em dezembro de 2021, o programa teve seu primeiro encontro em março deste ano na Regional CIC.

O administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, fez a abertura do encontro e reforçou a importância da gentileza e do respeito nos relacionamentos interpessoais. “Ser homem não é ser machista, é covardia usar a força para impor uma ideia, a força está na inteligência”, disse.

O encontro direcionado aos homens aconteceu no auditório da Rua da Cidadania e reuniu líderes comunitários, servidores da regional e alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Beatriz Ansay, que aprenderam a identificar comportamentos machistas e consequentemente combatendo a desigualdade, violência e discriminação contra as mulheres.

“Na minha família mesmo, eu presenciei comportamentos machistas do meu avô com a minha avó, é importante discutirmos esse assunto, mas estamos no século 21 e isso já deveria ter sido mudado faz tempo, na verdade”, comentou Richard Pereira, 17 anos.

Servidor da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) no Tatuquara, Rafael Estival, 43 anos, participou da palestra e reforça a importância de manter o assunto ativo nas discussões. “Antigamente era mais velado e hoje está na pauta, o machismo sempre existiu, mas precisamos diminuir esse comportamento o máximo que a gente conseguir”, declarou Rafael.

A palestra foi realizada pelo assessor da Diversidade Sexual da Prefeitura, Fernando Ruthes, para conscientizar e trazer uma reflexão, especialmente para os homens, de como isso pode afetar a vida das mulheres e deles próprios.

“A reprodução de comportamentos machistas e preconceituosos são praticadas sem as pessoas refletirem a respeito, muitas vezes nem percebem. Lembrando que a reprodução deste tipo de comportamento também pode ser feita pelas mulheres, já que é uma questão histórico cultural”, salienta Fernando.

A iniciativa é da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e tem o objetivo de estabelecer relações igualitárias e sem violência de gênero.

“É necessário proporcionarmos reflexões e novos pensamentos sobre o machismo e como ele afeta a vida dos homens e as consequências que esse comportamento traz à sociedade”, relata Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

A ação deverá ocorrer até o fim do ano nas outras oito regiões administrativas em que a cidade está dividida. Como material de apoio, está sendo usado a cartilha especialmente desenvolvida pela Assessoria de Direitos Humanos/Políticas Para Mulheres. Clique aqui e baixe a cartilha.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile