AMP
Polícia Federal

PF deflagra segunda fase da Operação J’Adoube, que combate desvio e lavagem de dinheiro

No dia 8/3, a PF cumpriu 28 ordens judiciais. Destas, 16 eram mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em Varginha (2), Três Corações (3),......

Publicado em

Por Polícia Federal

Polícia Federal

Varginha – A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (10/5), a fase II da Operação J’Adoube, que investiga desvio e lavagem de dinheiro da Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR e de sua mantenedora, a Fundação Comunitária Tricordiana de Educação – FCTE.

No dia 8/3, a PF cumpriu 28 ordens judiciais. Destas, 16 eram mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em Varginha (2), Três Corações (3), Conceição do Rio Verde (1), Contagem (2), Nova Lima (2) e Belo Horizonte (6), além das 12 ordens judiciais de apreensão específicas em desfavor de pessoas físicas e jurídicas.

Com o avanço das investigações, verificou-se que o grupo continuava em atividade. Tal fato deu ensejo à nova representação da PF e o cumprimento de quatro ordens judiciais, sendo um mandado de prisão preventiva, duas ordens de busca e apreensão e uma medida cautelar específica.

Estima-se que o grupo tenha desviado ao longo de três anos aproximadamente R$ 52 milhões FCTE/UNINCOR, instituição de ensino que possui cursos de graduação e especialização em várias cidades, inclusive na grande Belo Horizonte.

Os investigados responderão por crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar a 22 anos de reclusão.

O nome da Operação (J’Adoube) é uma referência a termo utilizado no jogo do xadrez que significa “eu arrumo”, para indicar que os dirigentes daquela instituição de ensino criavam (arrumavam/arranjavam) empresas para desvio de valores e consequente lavagem de ativos.

Será concedida entrevista coletiva na Delegacia de Polícia Federal em Varginha/MG, nesta quarta-feira (11/5),  às 10h45. 

Comunicação Social da Polícia Federal em Varginha

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal

Contato: (61) 2024-8717

Fonte: Polícia Federal

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile