Ex-chefe da Pemex ligado à Odebrecht é preso na Espanha

Aliado do ex-presidente Enrique Peña Nieto (2012-2018), Lozoya é acusado de ter recebido propinas milionárias da Odebrecht, que seriam destinadas à campanha eleitoral do ex-presidente. Ele...

Publicado em

Por Agência Estado

Emilio Lozoya, ex-executivo da petrolífera estatal Pemex e principal envolvido no México em um esquema internacional de corrupção da construtora brasileira Odebrecht, foi preso na Espanha, informou ontem o Ministério Público mexicano. “Com o mandado de prisão que obtivemos de um juiz e o apoio fundamental da Interpol e da polícia espanhola, conseguimos prender esse indivíduo (Lozoya)”, disse o procurador-geral Alejandro Gertz à Rádio Fórmula.

Aliado do ex-presidente Enrique Peña Nieto (2012-2018), Lozoya é acusado de ter recebido propinas milionárias da Odebrecht, que seriam destinadas à campanha eleitoral do ex-presidente. Ele também é acusado de ter autorizado, quando era diretor da Pemex, a compra de uma fábrica de fertilizantes por cerca de US$ 500 milhões (por volta de R$ 2,1 bilhões), valor que foi considerado excessivo tendo em vista o mau estado das instalações, segundo o governo e especialistas do setor.

“Nesse momento, o que vai acontecer é que ele já está sujeito ao processo de extradição. Agora, vamos iniciar o litígio especificamente para trazê-lo para o México”, disse Gertz.

Lozoya é o primeiro servidor público de alto escalão investigado pelo governo de Andrés Manuel López Obrador, que assumiu a presidência com o compromisso de erradicar a corrupção no México. Gertz disse que a acusação contra Lozoya surgiu de uma denúncia de um representante legal da Pemex.

Lozoya renunciou ao cargo em fevereiro de 2016, após quatro anos na administração da Pemex, a principal estatal mexicana, hoje atolada em graves problemas financeiros. O ex-chefe da empresa rejeita as acusações e seu advogado, Javier Coello, disse que está preparando a defesa.

A Odebrecht afirmou que “tem colaborado com autoridades de diversos países, em busca do pleno esclarecimento de fatos do passado”. Segundo a empreiteira, no início de 2017, a empresa formalizou no México sua “intenção de colaborar diretamente com o sistema de Justiça local, reiterando sua disposição”. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile