AMP
Comércio -Foto: José Fernando Ogura/AEN

Paraná é o terceiro mais rápido do Brasil no tempo de abertura de empresas

Em velocidade, o Paraná ficou atrás apenas do Sergipe, com 351 processos analisados, e do Espírito Santo, com 990 processos. Vale destacar que, considerando o volume......

Publicado em

Por CGN

Comércio -Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Paraná segue sendo um dos principais destaques no País no quesito agilidade para se abrir uma empresa, o que mostra a evolução dos processos burocráticos implementados a partir do programa Descomplica. Em abril deste ano, ficou com o terceiro melhor tempo entre os estados: 18 horas e 38 minutos. A média do País foi de 1 dia e 22 horas, 28 horas a mais.

Em velocidade, o Paraná ficou atrás apenas do Sergipe, com 351 processos analisados, e do Espírito Santo, com 990 processos. Vale destacar que, considerando o volume de solicitações, o Paraná teve o terceiro maior movimento do País, com 4.466 registros, ficando atrás somente de São Paulo, com 18.170 registros, e Minas Gerais, com 5.288 registros.

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Na viabilidade, o Paraná é o segundo mais rápido.

Considerando a evolução só neste ano de 2022, o Paraná vem com o pé no acelerador: em janeiro, eram 32h 47m 47s; 26h 02m 42s em fevereiro; 21h 50m 20s em março; e agora, em abril, são 18h 38m 17s para se abrir uma empresa. Os dados são da Redesim, do governo federal.

BALANÇO – O Paraná também ganhou 92.695 novas empresas neste primeiro quadrimestre. Os dados são da
Junta Comercial do Paraná

. O Estado tem atualmente 1,5 milhão de empresas ativas, entre matriz e filial.

São, mês a mês, 23.339 em janeiro, 23.730 em fevereiro, 24.397 em março e 21.229 em abril, com dois grandes feriados no mês. O saldo (diferença entre aberturas e baixas) ficou em 54.680. Essa dado aponta que a velocidade de abertura de novos negócios supera em muito os fechamentos.

Do total de empresas abertas nos primeiros quatro meses de 2022, a maioria corresponde a MEIs, com 75,92%. Outros 20,61% são LTDA e 2,98% têm como natureza jurídica empresário individual. Os outros segmentos são sendo Eireli (0,13%), Cooperativa (0,10%), S/A fechada (0,18%), S/A aberta (0,04%), Consórcio (0,03%) e outros tipos (0,01%).

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X