Brasil irá se abster de votação para suspender Rússia de conselho da ONU

Costa disse que o País está “bastante preocupado” com as crescentes violações de direitos humanos e leis humanitárias na Ucrânia. “Pedimos para que todas as partes...

Publicado em

Por Agência Estado

O Brasil decidiu que irá se abster da votação que avalia suspender a participação da Rússia no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) nesta quinta-feira, 7, o representante brasileiro, Ronaldo Costa Filho, defendeu que os Estados-membros decidam sobre o assunto após conclusões por uma comissão de inquérito.

Costa disse que o País está “bastante preocupado” com as crescentes violações de direitos humanos e leis humanitárias na Ucrânia. “Pedimos para que todas as partes contribuam com a comissão, para que essa possa nos dar informações baseadas e que a Assembleia possa refletir e tomar uma decisão responsável sobre a permanência da Rússia no Conselho”.

O Brasil, que integra o Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas neste ano, foi acompanhado por países como África do Sul e Senegal, que também optaram pela abstenção. Para que a suspensão da Rússia se concretize, é necessário que dois terços dos membros votem a favor da proposta.

Estados ‘subordinados’

A Rússia alegou que os Estados Unidos querem manter “controle total sobre colonialismo de direitos humanos” nas relações internacionais. Na sessão da Assembleia Geral da ONU, o representante russo afirmou que alguns Estados membros já estão “subordinados” à força americana.

Embaixadores se reúnem nesta quinta para votar proposta, feita pelos EUA, para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU, após supostos ataques a civis em Bucha, na Ucrânia. O representante russo rejeitou as alegações de violações, que diz serem baseadas em informações falsas.

“Aqui não é lugar nem momento para teatro e performances teatrais, como a feita pela Ucrânia”, disse ele, que afirmou que a proposta em votação não tem relação com a realidade.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X