AMP
A recuperação do setor deverá sustentar o bom desempenho dos indicadores de emprego, gerando um efeito positivo na procura por serviços dentro do país. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ipea mantém previsão de 1,1% para crescimento do PIB em 2022

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) manteve a previsão de crescimento de 1,1% para a economia brasileira neste ano. O boletim Visão Geral da Conjuntura,......

Publicado em

Por Governo do Brasil

A recuperação do setor deverá sustentar o bom desempenho dos indicadores de emprego, gerando um efeito positivo na procura por serviços dentro do país. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) manteve a previsão de crescimento de 1,1% para a economia brasileira neste ano. O boletim Visão Geral da Conjuntura, divulgado na quinta-feira (31/03), traz mudanças na composição setorial do crescimento. O setor de serviços teve revisão para cima na previsão de crescimento, que passou de 1,3% para 1,8%. Esse otimismo decorre da evolução desse setor com a expectativa de redução gradual dos efeitos da crise sanitária da Covid-19 sobre a mobilidade urbana e as atividades econômicas. De acordo com o Ipea, a recuperação do setor deverá sustentar o bom desempenho dos indicadores de emprego, gerando um efeito positivo na procura por serviços dentro do país.
Por outro lado, para o setor agropecuário houve redução na estimativa de crescimento de 2,8% para 1%. Essa queda reflete a diminuição das previsões para a produção de soja, que caiu 8,8%, mesmo com o aumento de 3,7% da área plantada.
Para a indústria, a taxa projetada anteriormente também foi reduzida, de um crescimento nulo para uma queda de 0,8%. Essa revisão decorreu do dado divulgado para o quarto trimestre de 2021, que veio abaixo do esperado.
Para os economistas do Ipea, a melhora no desempenho do setor de serviços vai compensar as quedas nos indicadores da agropecuária e da indústria, o que mantém a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), para 2022, em 1,1%. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país.
De acordo com o boletim Visão Geral da Conjuntura, o próximo ano será de menos incerteza por conta do fim dos efeitos da guerra na Ucrânia e de efeitos mínimos da Covid-19, o que deve garantir uma evolução positiva das atividades ligadas a comércio e serviços.
Com isso, para 2023, a previsão é de crescimento do PIB em 1,7%. Nesse cenário, o Ipea considerou que a taxa de juros (Selic), que hoje está em 11,75%, deverá ser gradualmente reduzida a partir do início de 2023 e fechar o ano em torno de 9%. Essa redução da Selic deverá ser acompanhada pelo movimento de queda da inflação, o que deve favorecer a disponibilidade de dinheiro para empréstimos e investimentos. O Instituto também prevê que a taxa de câmbio fique estável, em relação ao fim de 2022, em R$ 5,20.
Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, a variação prevista em 2022 passou de 5,6% para 6,5%. Para 2023, as projeções de inflação são positivas, já que indicam a manutenção da trajetória de desaceleração, com taxas previstas de 3,6%.
Confira a Visão Geral da Conjuntura aqui.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X