Produção de frutas em áreas irrigadas da Codevasf chega a 4,4 milhões de toneladas
A produção frutífera nessa região só foi possível com a implantação dos projetos públicos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco......
Publicado em
Os pomares estão tomando conta do sertão no vale do Rio São Francisco. O que antes já foi uma área castigada pela seca comporta hoje grandes espaços verdes de plantios de frutas, principalmente banana, manga e uva.
A produção frutífera nessa região só foi possível com a implantação dos projetos públicos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). São 36 perímetros de irrigação mantidos pela companhia em cinco estados que levam água a uma área de 100 mil hectares. Só no ano passado, esses pomares produziram 4,4 milhões de toneladas de produtos agrícolas. Essa produção, vendida no mercado brasileiro e exportada, rende mais de R$ 4 bilhões.
“A Codevasf atua há 47 anos nesses perímetros de irrigação. Nós atuamos desde a concepção dos projetos, a sua implantação e, posteriormente, a operação desses sistemas”, explica o diretor-presidente da companhia, Marcelo Moreira.
São cerca de 12 mil famílias beneficiadas pelos projetos de irrigação da Codevasf. Uma delas é a do produtor Ervino Kogler, que produz frutas no Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Ele planta banana prata e nanica, tangerina ponkan e limão taiti desde 2006. Só no ano passado, a produção das frutas chegou a 2.500 toneladas na propriedade dele. Agora, para agregar valor ao produto, Kogler está iniciando o processo de industrialização da fruta, como banana passa e farinha de banana. “Eu considero estar no oasis e tenho o prazer de poder trabalhar com fruticultura irrigada nesta região. Temos fartura de água, um clima favorável”, ressalta o produtor.
Os projetos públicos de irrigação implementados pela Companhia estão localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. A iniciativa levou ao aumento da produção e da produtividade agrícola, mais oferta de alimentos à população e ampliou a oportunidade de empregos diretos e indiretos, tanto na zona rural quanto na urbana. “Os nossos projetos de irrigação geram mais de 280 mil empregos. Nós estamos falando de empregos diretos e indiretos que vão desde a produção do alimento, a logística e distribuição, até o fomento da indústria e produção de insumos que estão relacionados diretamente à produção agrícola”, destaca o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.
A produção de uva e manga nos projetos de irrigação da Codevasf lidera as exportações dessas frutas no Brasil, enquanto que o Projeto do Perímetro de Formoso, na Bahia, é o maior produtor de banana do país. Já o perímetro do Baixo São Francisco, em Sergipe, é o maior produtor de arroz nacional.
E os projetos de irrigação irão aumentar. No dia 1º de junho, a Codevasf vai realizar o primeiro leilão de um projeto público de irrigação, que será o maior da América Latina. Serão leiloados 50 mil hectares de área irrigada no Baixio de Irecê, na região de Xique-Xique, no Oeste da Bahia.
Além disso, a companhia está iniciando as obras do Perímetro do Pontal Norte, em Pernambuco, e do Perímetro de Marrecas, no Piauí. Esse será o primeiro projeto de irrigação da Codevasf fora da Bacia do Rio São Francisco.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que visa desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável. Saiba mais no site.
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou