Espera por placa do Mercosul faz emplacamentos caírem 70% em SP

A queda ocorreu porque o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), responsável pelos emplacamentos, decidiu que, na última semana antes do início da obrigatoriedade...

Publicado em

Por Agência Estado

O ritmo de emplacamentos de veículos leves no Estado de São Paulo caiu 70% na última semana de janeiro em razão de um período de transição para a adoção da nova placa do Mercosul, que se tornou obrigatória no dia 31. Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a mudança adiou o emplacamento de pelo menos 9 mil carros, que estão sendo emplacados em fevereiro.

A queda ocorreu porque o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), responsável pelos emplacamentos, decidiu que, na última semana antes do início da obrigatoriedade da nova placa, só seriam emplacados, com a placa antiga (cinza), os carros para os quais a taxa de emplacamento já tivesse sido paga até o dia 24 e tivessem com toda a documentação resolvida até o dia 28.

Os proprietários de veículos que não cumpriram nenhuma dessas duas exigências tiveram de esperar até o dia 31. A “espera” fez com que a média diária de emplacamentos em janeiro, de 2.170 unidades entre os dias 2 e 24, caísse 70% na última semana, para 643, segundo dados aos quais o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) teve acesso. No dia 31, quando os emplacamentos passaram a ser feitos com a nova placa, houve um salto para 1.808 registros.

Pelas contas da Fenabrave, a suspensão dos emplacamentos na última semana São Paulo, maior mercado de veículos do Brasil, prejudicou o balanço que a entidade faz para monitorar as vendas.

A federação toma como base o número de emplacamentos registrados e, com os atrasos no principal Estado, houve queda de 3,4% em relação a janeiro do ano passado no mercado nacional. Se os 9 mil carros tivessem sido emplacados em São Paulo, haveria crescimento de 1% em todo o Brasil.

Ainda segundo a Fenabrave, a suspensão vista em São Paulo não foi observada em outros Estados. Os emplacamentos que seriam feitos na última semana de janeiro têm sido feitos em fevereiro, o que deve impulsionar os resultados de vendas do segundo mês do ano, a serem divulgados no dia 2 de março pela federação.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile