Instituto corta projeção de crescimento da Alemanha para entre 2,2% e 3,1%

O Ifo traçou dois cenários possíveis. No cenário-base, deve haver problemas apenas temporários de aumento de preços de matérias-primas, gargalos na oferta e incerteza. ...

Publicado em

Por Agência Estado

O Instituto Ifo informou nesta quarta-feira em comunicado que revisou sua expectativa para o crescimento da Alemanha em 2022, para entre 2,2% e 3,1%, a depender do cenário. Em dezembro, a projeção era de um avanço de 3,7%. O órgão afirma que a guerra russa na Ucrânia desacelerará o crescimento da maior economia da Europa.

O Ifo traçou dois cenários possíveis. No cenário-base, deve haver problemas apenas temporários de aumento de preços de matérias-primas, gargalos na oferta e incerteza.

Já no “alternativo”, o quadro inicialmente piora, antes de melhorar gradualmente a partir de meados do ano. Para 2023, o crescimento alemão deve ficar em 3,3% no cenário-base, mas seria de 3,9% no alternativo.

Segundo o instituto, a economia alemã recebeu o impacto de mais duas ondas de casos da covid-19, em 2021 e 2022, porém com consequências “significativamente menos severas” que em ondas anteriores da doença.

A escalada no conflito na Ucrânia, porém, piorou o quadro, com altas fortes nos preços de muitas matérias-primas e a inflação alta perdurando.

As sanções impostas contra a Rússia devem afetar o comércio e, consequentemente, a produção e a exportação de empresas alemãs, aponta o Ifo.

Devem ainda ser exacerbados gargalos na produção com o conflito, enquanto a incerteza “tem aumentado de modo significativo”, cita o instituto.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X