Multado ex-gestor da Câmara de Quatro Barras por falha em licitação de TI

Os membros do Tribunal Pleno acompanharam, de forma unânime, o voto do relator, na sessão de 4 de dezembro.......

Publicado em

Por Maycon Corazza

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná multou o ex-presidente da Câmara Municipal de Quatro Barras (Região Metropolitana de Curitiba) Gilson Rodrigues Cordeiro (biênio 2017-2018). O motivo foi a falta de informações sobre os serviços de capacitação previstos no Edital de Tomada de Preços nº 2/2017, que tratava da contratação de empresa para fornecimento de licença, suporte técnico e manutenção de sistemas informatizados de gestão pública.

O TCE-PR multou Cordeiro ao julgar parcialmente procedente Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) interposta pela Governançabrasil S/A Tecnologia e Gestão em Serviços a respeito do certame.

Ao julgar o recurso, o relator do processo, conselheiro Artagão de Mattos Leão, acolheu o apontamento da requerente, que alegou não haver especificações a respeito do serviço de capacitação em tecnologia da informação (TI) que seria realizado pela empresa vencedora, como: carga horária, conteúdo programático, local da prestação do serviço, origem do material didático e formação de turmas. Essa falha viola o artigo 44 da Lei 8.666/93, que veta a utilização de qualquer critério sigiloso, secreto, subjetivo ou reservado que possa ferir o princípio da igualdade entre os licitantes.

Para que essa falha não ocorra novamente, além da aplicação de multa, o TCE-PR determinou que, em licitações futuras, a Câmara Municipal de Quatro Barras descreva corretamente os requisitos mínimos para a contratação de serviços de treinamento e capacitação.

A Corte também julgou irregular o edital exigir a apresentação de amostra do sistema antes da fase de habilitação das empresas. Essa prática viola o Prejulgado n° 22 do TCE-PR, que restringe a exigência de apresentação de amostra apenas ao licitante classificado provisoriamente em primeiro lugar e por meio de instrumento convocatório. Por esse motivo, o Tribunal determinou que, nas próximas licitações, a Câmara de Quatro Barras formule editais com base no referido prejulgado.

A sanção financeira imposta ao ex-presidente da Câmara está prevista no artigo 87, inciso IV, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). A multa corresponde a 40 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF-PR), indexador que é atualizado mensalmente e, em fevereiro, vale R$ 106,11. Ou seja, se paga ainda neste mês, a multa corresponde a R$ 4.244,40.

Os membros do Tribunal Pleno acompanharam, de forma unânime, o voto do relator, na sessão de 4 de dezembro. Cabe recurso contra a decisão expressa no Acórdão nº 3836/19 – Tribunal Pleno, veiculado em 18 de dezembro, na edição nº 2.209 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

O texto é do site do TCE-PR.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile