Dirigente fala em normalizar taxas e que Fed pode elevar juros em 50 pontos-base

Sobre o temor de que o aumento das taxas leve a economia a uma recessão, e que, com a alta dos preços da energia desde a...

Publicado em

Por Agência Estado

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Richmond, Thomas Barkin, afirmou nesta sexta-feira, 18, que a autoridade pode aumentar juros em 50 pontos-base se necessário para ancorar inflação, e que chegou hora de começar a normalizar as taxas nos Estados Unidos. Em discurso para a Associação de Banqueiros de Maryland, o dirigente avaliou que a economia não precisa mais de apoio agressivo do Fed, e que, em vez disso, precisa colocar a autoridade em posição de conter a inflação. “É nosso trabalho fazê-lo – o mandato do Fed exige que promovamos preços estáveis”, afirmou.

Sobre o temor de que o aumento das taxas leve a economia a uma recessão, e que, com a alta dos preços da energia desde a invasão da Ucrânia, haja estagflação, Barkin afirmou que a “trajetória de juros que anunciamos esta semana não deve levar ao declínio econômico. Ainda estamos longe do patamar de taxas que constrange a economia”.

“O pior da pandemia ficou para trás e estamos 22 meses na recuperação mais rápida de nossa memória”, avalia o dirigente. Até o final deste trimestre, o PIB dos EUA provavelmente ultrapassará não apenas seu nível pré-pandemia, mas talvez também sua linha de tendência pré-pandemia, projeta Barkin. “Os gastos do consumidor são fortes, o investimento empresarial é saudável e o mercado imobiliário está aquecido”, aponta ainda.

Segundo o dirigente, um dos efeitos das ações do Fed é por conta de indivíduos e empresas criarem expectativas sobre a inflação futura. “As empresas então tomam suas decisões de preços e remuneração – e os indivíduos tomam suas decisões de compra e contratação no contexto dessas expectativas”, aponta. “Se o Fed fizer sua parte para controlar a inflação, as expectativas e os aumentos de preços e salários permanecem estáveis e ancorados”, resumiu.

Segundo ele, os movimentos no balanço patrimonial do Fed podem reforçar a trajetória de normalização, e uma redução deverá começar em breve.

Para Barkin, as compras de ativos reduziram as taxas de forma modesta, e as reduções devem ter um efeito simétrico e aumentar modestamente as taxas de médio prazo, apoiando assim a trajetória de juros desejada.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X