IPCA de fevereiro é o mais elevado para o mês desde 2015, diz IBGE

No mês de fevereiro de 2021, o IPCA tinha sido de 0,86%. A taxa em 12 meses passou de 10,38% em janeiro para 10,54% em fevereiro,...

Publicado em

Por Agência Estado

A alta de 1,01% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em fevereiro foi a variação mais acentuada para o mês desde 2015, quando subiu 1,22%, informou nesta sexta-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de fevereiro de 2021, o IPCA tinha sido de 0,86%. A taxa em 12 meses passou de 10,38% em janeiro para 10,54% em fevereiro, ante uma meta de inflação de 3,50% perseguida pelo Banco Central este ano, que tem teto de tolerância de 5%.

O grupo Alimentação e bebidas saiu de um aumento de 1,11% em janeiro para uma elevação de 1,28% em fevereiro, dentro do IPCA. O grupo contribuiu com 0,27 ponto porcentual para a taxa de 1,01% do IPCA do último mês.

A alimentação no domicílio aumentou 1,65% em fevereiro. As famílias pagaram mais pela batata-inglesa (23,49%) e cenoura (55,41%), que contribuíram conjuntamente com cerca de 0,08 ponto porcentual para a inflação de fevereiro.

Na direção oposta, houve recuos nos preços do frango inteiro (-2,29%) e do frango em pedaços (-1,35%).

A alimentação fora do domicílio subiu 0,30% em fevereiro. O lanche fora de casa teve alta de 0,85%, enquanto a refeição fora subiu 0,02%.

Segundo Pedro Kislanov, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE, a alta nos alimentos em fevereiro teve influência de problemas climáticos que impactaram algumas lavouras. “O excesso de chuva no Sudeste e a estiagem no Sul do País prejudicaram a colheita e a oferta nos mercados, afetando preços”, disse Kislanov.

Educação

Os gastos das famílias com Educação subiram 5,61% em fevereiro, maior elevação e principal impacto entre os grupos (0,31 ponto porcentual) sobre a taxa de 1,01% registrada pelo IPCA no último mês. O grupo Educação costuma incorporar no IPCA de fevereiro os reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo.

“Normalmente o grupo de maior impacto em fevereiro é educação. Alimentos também têm um componente sazonal (que pressiona IPCA em fevereiro)”, apontou Pedro Kislanov. “Educação mostra correção com base na inflação do ano anterior. É uma questão mais localizada, e não efetivamente uma questão de demanda”, explicou.

Os cursos regulares subiram 6,67%, item de maior impacto sobre a inflação, 0,28 ponto porcentual. Houve reajustes no ensino fundamental (8,06%), pré-escola (7,67%), ensino médio (7,53%), ensino superior (5,82%) e pós-graduação (2,79%).

Os cursos diversos tiveram alta de 3,91%, com destaque para o encarecimento dos cursos de idioma (7,29%).

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X