AMP

Servidoras públicas de Foz do Iguaçu celebram o Dia Internacional da Mulher

Cerca de cinquenta servidoras públicas municipais participaram na manhã de hoje (08) de um café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento,......

Publicado em

Por Prefeitura de Foz do Iguaçu

Cerca de cinquenta servidoras públicas municipais participaram na manhã de hoje (08) de um café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento, realizado no auditório da Fundação Cultural, foi organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. 

Durante o encontro, a secretária da saúde, Rosa Maria Jerônymo, e o prefeito Chico Brasileiro parabenizaram as mulheres pelo dia e agradeceram o empenho e a dedicação com o serviço público. Rosa, que é servidora há quase 30 anos, lembrou das lutas femininas ao longo da história, como o direito ao voto, conquistado há 90 anos no Brasil.

“É importante aproveitarmos essa data para refletir. Se hoje ocupamos estes espaços, é porque houve muita luta. Passamos a ter direito ao voto há 90 anos, é uma luta muito recente. Só exercemos a verdadeira cidadania quando podemos escolher e ser escolhidas, quando podemos votar em quem nos representa”, disse. 

Rosa falou ainda sobre empatia e a união das mulheres para a construção de uma sociedade mais justa. “Para nós, as coisas nunca foram fáceis. Fazemos muito para ter reconhecimento, e quando assumidos cargos de chefia, nossa capacidade é questionada. Temos que ter sororidade, olhar umas as outras e entender a capacidade de cada uma”. 

Chico Brasileiro destacou a atuação das mulheres no serviço público e lembrou que 50% do orçamento geral do Município é comandado por mulheres, através das pastas da Fazenda (chefiada por Salete Horst), Educação (comandada pela secretária Maria Justina) e Saúde (Rosa Maria). Além delas, outras quatro mulheres compõem a gestão a frente das pastas de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade (Kelyn Trento), Fozhabita (Elaine Anderle), Meio Ambiente (Angela Meira) e Fozprev (Aurea Cunha). 

“Em Foz, os maiores orçamentos são comandados por mulheres competentes, responsáveis e que apresentam sempre grandes resultados. São inúmeras as diretoras que compõem nossas secretarias e estamos trabalhando em um processo compartilhado”, enfatizou. 

O café da manhã para as servidoras abriu a programação do mês dedicado as mulheres. Até o final de março, uma série de atividades serão desenvolvidas, como palestras e rodas de conversa.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X